O Repórter

Atuação brilhante do elenco eleva nível de 'Trapaça'

Por Ralph Guichard | OREPORTER.COM
11 de fevereiro de 2014 às 02:09
Atualizada em 10 de fevereiro de 2014 às 20:31
Compartilhe a notícia:
Fotos: divulgação

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O filme está longe de ser fora de série. Um roteiro comum e previsível que chega, em certos pontos, até a ser confuso e surreal. Apesar disso, a atuação do elenco principal é tão marcante que transforma "Trapaça" ("American Hustle") em um ótimo entretenimento, justificando as dez indicações ao Oscar.

A trama é baseada na relação entre o casal de amantes Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams) com um agente do FBI (Bradley Cooper). A dupla de trapaceiros, para não ser presa, é obrigada a colaborar com uma enorme investigação policial, que tem como objetivo desarticular uma máfia formada por empresários e políticos. Tudo começa a dar certo, até que a problemática Rosalyn (Jennifer Lawrence), esposa de Irving, muda os rumos da ação.

Logo no início do longa, Christian Bale chama a atenção por um visual completamente diferente do habitual. Méritos para um setor de maquiagem e cabelo apurado. O mesmo capricho é notado nas roupas dos personagens, que caracterizam de forma perfeita o final da década de 70, quando a trama é passada.

Além da segura atuação dos protagonistas Bale e Amy Adams, os atores coadjuvantes dão um verdadeiro show. Bradley Cooper e Jennifer Lawrence repetem o mesmo entrosamento de sucesso de "O lado bom da vida", roubando as cenas em que participam. A jovem, que já venceu o Globo de Ouro, é mais uma vez favorita ao Oscar. Já Cooper, que também assina a produção-executiva, também poderia levar a estatueta, se não fosse a atuação fora de série de Jared Leto em "Clube de Compras Dallas" ("Dallas Buyers Club"). Vale ressaltar, ainda, a regularidade de Jeremy Renner, que demonstra segurança no papel do político Carmine Polito, personagem fundamental na história, e da participação mais do que especial de Robert De Niro, que aparece brevemente como o mafioso Victor Tellegio.

Outro ponto de destaque é a trilha sonora de extremo bom gosto. Canções como "Jeep’s Blues", de Duke Ellington e Johnny Hodges, "Goodbye Yellow Brick Road", interpretada por Elton John, e "I Feel Love", na voz de Donna Summer, encaixam perfeitamente com as cenas executadas.

Em síntese, "Trapaça" tinha tudo para ser apenas mais uma filme comum. O conjunto de quesitos da produção, entretanto, é executado com tanta perfeição, que ao fundir com asatuações geniais dos atores acaba se transformando em uma excelente aposta cinematográfica.



Trapaça (American Hustle)
Nota de 'O REPÓRTER': 9
Ano de produção: 2014
Duração: 2h18
Gêneros: Comédia e Suspense
Direção: David O. Russell
Produção: Andy Horwitz, Bradley Cooper, Eric Singer e Charles Roven
Roteiro: David O. Russell e Eric Singer
Atores: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Jeremy Renner

Últimas de Cultura