O Repórter

Conheça os candidatos a prefeito de Cabo Frio; eleição é neste domingo

Por Redação...
23 de junho de 2018 às 19:30
Atualizada em 23 de outubro de 2020 às 09:29
Compartilhe a notícia:
Wikimedia Commons

RIO (OREPORTER.COM) - Neste domingo (24), os eleitores de Cabo Frio, na Região dos Lagos, voltam às urnas para a eleição suplementar que vai definir o prefeito que vai comandar o município até o fim de 2020.

O motivo dessa nova convocação foi a cassação do registro de candidatura do então prefeito Marquinho Mendes. Desde então, o município é comandado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Aquiles Barreto.

Seis candidatos concorrem ao pleito, sendo que dois ainda aguardam recurso por inelegibilidade e aguardam recurso: Cristine Fernandes e o próprio Marquinho Mendes. Os nomes de ambos estarão nas urnas, mas os votos não serão computados.

O vencedor completará o ciclo atual, até 31 de dezembro de 2020.

Veja a lista completa dos candidatos:

Carlão (PHS) - Advogado e empresário, já foi candidato a prefeito no pleito de 2016. Sua candidata a vice é Zumael (PHS).

Cristine Fernandes (PSDB) - É administradora. Foi candidata a vice na chapa de Dr. Adriano (REDE) na eleição de 2016 e repetiria a dupla em 2018. No entanto, decidiu lançar uma chapa independente ao lado de Dra. Carmen Maria (PSDB). O registro de chapa encontra-se indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Segundo a Justiça eleitoral, a candidata entrou com um pedido coletivo,  indeferido por ter sido feito fora do prazo de inscrição, e também individual, que também foi impugnado. A decisão aguarda recurso.

Dr. Adriano (REDE) - Médico, já foi vereador do município quando eleito em 2012. Também foi candidato a prefeito em 2016. Seu candidato a vice é Felipe Monteiro (PCdoB).

Leandro Cunha (PSOL) - Economista e administrador, Leandro Cunha atua na política desde a década de 1990, em movimentos estudantis. Fundou o PSOL no município. Seu candidato a vice é Professor Betinho (PSOL).

Marquinho Mendes (MDB) - Médico, sua primeira aparição na vida pública foi quando ganhou a eleição de 1992 para vereador. Em 1998, conquistou uma cadeira como deputado estadual. Foi eleito e reeleito prefeito de Cabo Frio em 2004 e em 2008. Em 2014, foi eleito deputado federal. Já em 2016, voltou a vencer uma eleição para a prefeitura. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral, em abril de 2018 aceitou a acusação de ato doloso de improbidade administrativa, indicando que ele já estava com os direitos políticos suspensos na época da eleição em 2018. Com o anúncio de eleição suplementar, Marquinho Mendes inscreveu sua chapa e aguarda recurso. Sua candidata a vice é Rute Schuindt (MDB).

Rafael Peçanha (PDT) - É formado em antropologia e é professor universitário. Foi eleito vereador em 2016. Seu candidato a vice é Radamés (PDT).

Últimas de Rio