O Repórter

Criança toca em homem nu em 'performance artística' de museu de São Paulo

Por Redação...
29 de setembro de 2017 às 00:30
Compartilhe a notícia:
Reprodução
Um outro momento da performance em que não está envolvida a menor
Um outro momento da performance em que não está envolvida a menor

RIO DE JANEIRO (OREPORTER.COM) - Uma "performance artística" causou polêmica após seu conteúdo circular nas redes sociais. Nela, um homem nu está em cima de um tablado e uma menina aparece tocando no tal "artista".

A tal "performance" aconteceu na última terça-feira (26/09), durante o 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. Essa ação é intitulada de "Lâ Bete" e é estrelada pelo artista fluminense Wagner Shchwartz. Na apresentação, ele encarna um dos "Bichos" da artista Lígia Clark (1920-1988), no qual ele aparece nu e interage com os frequentadores.

Entretanto, a apresentação causou revolta nas redes sociais. Muitos acusaram a ação de promover a erotização infantil, já que estava expondo uma criança de maneira inadqueda.

Há registros de outra apresentação semelhante nas redes sociais também envolvendo uma criança. 

Em nota, o Museu de Arte Moderna defendeu tal "performance". A instituição informou que a criança estava acompanhada de seu responsável e que o trabalho não tem teor erótico. Veja a nota:

"O Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance "La Bête", que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento de inauguração.

É importante ressaltar que o Museu tem a prática de sinalizar aos visitantes qualquer tema sensível à restrição de público. Neste sentido, a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística. O trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.

É importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada de sua mãe durante a abertura da exposição. Portanto, os esclarecimentos acima denotam que as referências à inadequação da situação são fora de contexto."

O 35º Panorama da Arte Brasileira existe desde 1969 e é realizado a cada dois anos com o objetivo de mapear a produção contemporânea da arte brasileira. Essa exposição recebe o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

 

 


 

 

 

N.E.: Para proteger a criança e em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), OREPORTER.COM não vai publicar o vídeo que circula nas redes sociais, apenas deixando registrado um outro momento da tal apresentação.

Últimas de SP