Quinta, 20 de Setembro de 2018

O Repórter

É verdade que a seleção feminina do Brasil foi hepta em Copas? Não é bem assim

Saiba também como está o futebol feminino do Brasil

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Rafael Max - 07 de julho de 2018 às 16:13
Lucas Figueiredo/CBF
Marta levanta o título da Copa América

RIO (OREPORTER.COM) - Após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, circulou nas redes sociais posts enaltecendo um heptacampeonato da seleção feminina conquistado neste ano. Mas OREPORTER.COM trata de esclarecer esse fato aos seus leitores e internautas em geral.

Veja alguns posts que circularam:

 

Sim, o Brasil tem sete títulos em Copas no futebol feminino, mas trata-se da Copa América. Neste ano, a equipe comandada por Vadão ganhou a disputa realizada no Chile diante da Colômbia pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Mônica (duas vezes) e Formiga.

Inclusive, a grande final da Copa América foi notícia em OREPORTER.COM. Além disso, seus jogos tiveram transmissão ao vivo pelos canais da CBF nas redes sociais e pelo canal por assinatura SporTV.

Mas cabe lembrar: o nível da Copa América é menor que o da Copa do Mundo, pois participam apenas os times da América do Sul. Na disputa mundial estão outras seleções consideradas da elite do futebol feminino, como Japão, Estados Unidos e Alemanha.

A Copa América (também chamado de Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino) existe desde 1991 e já foram disputadas oito edições. De todas elas, apenas a de 2006 não foi vencida pelas brasileiras - a Argentina foi a campeã daquele certame.

E quando teremos a Copa do Mundo Feminina?

A próxima edição da Copa do Mundo Feminina será na França, de 7 de junho a 7 de julho de 2019. O Brasil já confirmou a presença mais uma vez por ter vencido a própria Copa América deste ano. A confirmação de todas as equipes deverá ser feita até o fim de 2018, com as definições de vagas restantes da Europa, Concacaf, Oceania e da repescagem intercontinental (Argentina X quarta colocada da Concacaf).

O Brasil jamais venceu uma edição de Copa do Mundo. Sua melhor colocação foi uma segunda posição na edição de 2007, sendo que a equipe perdeu a final para a Alemanha.

Já na edição passada, em 2015, o Brasil caiu ainda nas oitavas de final contra a Austrália. A equipe campeã foi os Estados Unidos, em uma goleada de 5 a 2 contra o Japão.

Mesmo assim, o Brasil sempre será uma seleção que chama a atenção. Principalmente por causa de Marta, dona de cinco títulos individuais de melhor do mundo da Fifa. A brasileira não aparece no topo desde 2010, mas acumulou indicações em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2016. A atual detentora do título é a holandesa Lieke Martens.

Como há poucas seleções classificadas e ainda falta aproximadamente um ano para a Copa do Mundo Feminina, ainda não dá para traçar favoritas. Mas pode se colocar entre as destaques internacionais as equipes dos Estados Unidos (líder do ranking da Fifa e que que conta com a atacante Alex Morgan e a experiente meia Carly Lloid), da Holanda (campeã da Eurocopa de 2017), do Japão (vice-campeã mundial em 2005) e da Alemanha (ouro nos Jogos Olímpicos de 2016).

Próximos jogos da seleção feminina do Brasil

A seleção feminina do Brasil voltará a jogar no dia dia 26 de julho, no Torneio de Nações, nos Estados Unidos, diante da Austrália. Depois, será a vez de enfrentar o Japão (dia 29) e os Estados Unidos (dia 2).

Além de Marta, o time brasileiro conta com Cristiane e Bia para buscar os gols. Nomes de destaque como a goleira Bárbara e as meias Andressa e Formiga devem estar presentes nesta competição.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: