O Repórter

FIFA confirma permanência de Curitiba como uma das sedes da Copa

Por Redação...
18 de fevereiro de 2014 às 17:11
Atualizada em 18 de fevereiro de 2014 às 13:08
Compartilhe a notícia:

FLORIANÓPOLIS (O REPÓRTER) - A cidade de Curitiba permanece como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi dado pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva em um resort em Florianópolis, local do congresso técnico para o Mundial.

A capital paranaense foi ameaçada de ficar de fora da Copa do Mundo por causa dos atrasos nas obras da Arena da Baixada. Durante uma vistoria feita em janeiro, Valcke deu um ultimato para a cidade, marcando para esta terça-feira (18) a data em que seria dada a confirmação ou não da permanência da cidade para o Mundial.

"Demos um prazo e conferimos o que foi feito. Curitiba apresenta atrasos, mas a cidade vem trabalhando muito nas últimas semanas", disse Valcke durante a coletiva.

A permanência de Curitiba foi garantida após as garantias financeiras oferecidas pelas autoridades locais e pelo Atlético Paranaense para as obras do estádio, incluindo as estruturas complementares, e na última avaliação de peritos do Comitê Organizador Local (COL), FIFA e governo federal. Os primeiros testes na Arena da Baixada devem começar no final de março ou início de abril. O estádio deve ser entregue à FIFA no dia 15 de maio.

"É fundamental que as obras sejam mantidas nos níveis exigidos e que seja dada continuidade ao esforço conjunto de todas as partes envolvidas em Curitiba", destacou Valcke. "Trata-se de uma corrida contra um prazo bastante curto e que exigirá monitoramento constante, mas estamos contando com o compromisso firmado pelo Atlético Paranaense, pela cidade de Curitiba e pelo estado do Paraná."

Dessa forma, as obras na Arena da Baixada serão intensificadas e contarão com um mínimo de 1.500 operários, tudo para que a conclusão possa ser dada como certa em meados de maio.

"Estamos muito satisfeitos que o plano de três medidas acordado entre as partes esteja funcionando e que todos os envolvidos em Curitiba estejam trabalhando juntos num só ritmo e no rumo certo", declarou Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo (GECOPA). "É excelente ver o progresso significativo que foi feito desde a nossa última visita. Esta é uma cidade que vive e respira o futebol", acrescentou.

A Arena da Baixada vai receber quatro partidas da Copa do Mundo: Irã X Nigéria, Honduras X Equador, Espanha X Austrália e Argélia X Rússia.

Últimas de Futebol