O Repórter

Fiéis do Rio de Janeiro celebram o Dia de São Jorge

Por Rafael Max
23 de abril de 2018 às 14:00
Atualizada em 30 de janeiro de 2019 às 02:48
Compartilhe a notícia:
Rafael Max/OReporter.com
Devotos fazem fila no Dia de São Jorge na igreja localizada em São João de Meriti
Devotos fazem fila no Dia de São Jorge na igreja localizada em São João de Meriti

SÃO JOÃO DE MERITI, RJ (OREPORTER.COM) - São Jorge é, sem dúvida, um dos santos mais queridos dos fiéis do Rio de Janeiro. Não é à toa que o dia 23 de abril - dedicado ao mártir - é feriado na capital e em todo o estado. Assim, os devotos podem fazer suas festividades durante todo o dia.

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, as festas começaram bem cedo. Por volta das 4 da manhã houve a tradicional alvorada com a procissão. Durante toda a manhã, os fieis lotaram a Igreja de São Jorge, localizada no bairro de Vila Tiradentes, para companhar as missas e deixar suas orações e intenções na imagem.

Por volta das 17 horas haverá procissão com término às 18 horas, quando haverá a última missa do dia.

No Rio de Janeiro, uma multidão lotou as ruas de Quintino, bairo da Paróquia de São Jorge. Por volta das 3h30, foi realizada a primeira missa do dia. Às 5 horas, uma tradicional queima de fogos celebrou a alvorada. O cardeal Dom Orani Tempesta celebrou uma missa no local por volta das 10 horas.

As festividades seguem durante a tarde, com procissão às 16 horas. A última missa do dia será realizada às 18 horas.

 

Foto: Rafael Max/OReporter.com

Feriado de São Jorge no Rio

O Dia de São Jorge é feriado em todo o estado do Rio de Janeiro desde 2008, devido a um projeto apresentado pelo então deputado estadual Jorge Babu. A lei foi sancionada pelo então governador Sérgio Cabral.

No município do Rio de Janeiro, o Dia de São Jorge é feriado desde 2001.

São Jorge

O santo viveu no século IV, tendo sido um soldado romano do exército do imperador Diocleciano. Convertido ao cristianismo, foi vítima da perseguição feita pelo próprio monarca e morreu degolado no ano de 303.

Quando Roma se tornou cristã através do imperador Constantino, um oratório foi aberto aos fiéis em Lida (antiga Dióspolis), em Israel. É lá onde está a tumba de São Jorge.

Além do Brasil, São Jorge é bastante venerado em Portugal e na Inglaterra, onde é santo padroeiro.

A devoção a São Jorge pelos brasileiros é proveniente da colonização portuguesa. Chamado de "Santo Guerreiro", o santo é bastante popular também no meio militar, sendo considerado o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro.

Embora o título seja atribuído a São Sebastião, o mártir também é tratado extraoficialmente como o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e de todo o estado.

Últimas de Rio