O Repórter

Papa pede que jovens 'se rebelem contra a cultura do provisório'

Por Ralph Guichard | OREPORTER.COM
28 de julho de 2013 às 18:08
Atualizada em 28 de julho de 2013 às 14:11
Compartilhe a notícia:

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O papa Francisco esteve no Riocentro, na tarde deste domingo (28), para agradecer aos milhares de voluntários que trabalharam durante a Jornada Mundial da Juventude. Carinhoso e paciente, o Sumo Pontífice abraçou alguns jovens e abriu um imenso sorriso durante o discurso.

"Não podia regressar a Roma sem antes agradecer de modo pessoal e afetuoso cada um de vocês pelo trabalho e dedicação com que acompanharam, ajudaram e serviram os jovens peregrinos. Vocês provaram que a maior alegria é dar do que receber. Sejam sempre generosos com Deus e com os demais. Não se perde nada, ao contrário, é grande a riqueza que se recebe", afirmou.

O Santo Padre também enviou um recado para a juventude no que diz respeito ao matrimônio. Sua Santidade brincou com a questão da liberdade nos relacionamentos, muito comentada atualmente entre os jovens.

"Há quem diga que hoje o casamento está fora de moda. Está fora de moda? Na cultura do promissor e do relativo, muitos dizem que o importante é curtir o momento, que não vale a pena fazer escolhas definitivas para a vida. Em vista disso, peço que vocês sejam revolucionários. Peço que vocês remem contra a corrente. Peço que se rebelem contra esta cultura do provisório, que no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades. Tenho confiança em vocês, jovens. Tenham a coragem de ir contra a corrente", pediu.

O papa deixou o Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, por volta das 18h05, carregando a tradicional maleta particular. O Santo Padre se dirige para a Base Aérea do Galeão, aonde se despede do Rio e viaja para Roma.

Últimas de JMJ Rio 2013