O Repórter

Paraíso do Tuiuti levanta a Sapucaí com o clássico Kizomba, da Vila Isabel

Por Redação 2
01 de março de 2014 às 03:30
Compartilhe a notícia:
Ricardo Sousa/Agência O Repórter
A aposta no enredo que deu o título a Vila Isabel pode render um grande resultado a Paraíso do Tuiuti
A aposta no enredo que deu o título a Vila Isabel pode render um grande resultado a Paraíso do Tuiuti

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A Paraíso do Tuiuti chegou à avenida com o enredo "Kizomba: A Festa da Raça", reedição do clássico enredo de 1988 da Vila Isabel, que garantiu o primeiro título à agremiação da terra de Noel Rosa. O desfile de 2014 foi desenvolvido por Severo Luzardo.

O tema central do enredo é Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, local de refúgio para muitos negros que eram escravizados no século XVII. Dessa forma, a Tuiuti passou por vários aspectos da cultura africana. A escola adentrou à Sapucaí com motivos tribais, mas com muitas fantasias com as cores da Tuiuti.

A comissão de frente, coreografada por João Suassuna e Narielli Nunes representou toda a simbologia das lendas africanas. em seguida, foi a vez de chegar aos reinos africanos, chegando ao abre-alas, que mostra a imponência da África.

No setor seguinte, foi a vez mostrar à riqueza das origens africanas, chegando ao segundo carro sobre o Reino de Ghana. as manifestações culturais como o jongo, o maracatu, o candomblé e os caboclinhos foram abordados na terceira parte do desfile.

Por fim, a Tuiuti passou a mostrar a luta dos negros por igualdade, encerrando com um carro alegórico que aborda a democrcia racial.

A Tuiuti chegou á Sapucaí com carros com excelente acabamento e fantasias de ótima qualidade. A bateria foi um dos destaques, com uma paradinha ao som de atabaques. O samba, considerado um clássico do carnaval, foi bastante cantado pelos integrantes, o que pode garantir décimos preciosos em harmonia. A Tuiuti chega como um possível candidata ao acesso, provando que a disputa pela vaga será bastante acirrada.

Por Rafael Max

Últimas de Rio