Comitê recomenda processo contra Trump por invasão do Capitólio
Ex-presidente afirma que é vítima de 'acusações falsas'
Por Agência Ansa
20 de dezembro de 2022 às 11:55
Atualizada em 20 de dezembro de 2022 às 11:57
Compartilhe a notícia:
EPA
Comitê de congressistas acusou Trump de quatro crimes.
WASHINGTON - A comissão do Congresso dos Estados Unidos que investiga a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro de 2021 recomendou que o ex-presidente Donald Trump seja processado criminalmente pelo Departamento de Estado.
Segundo os congressistas, o republicano deve ser processado por obstrução de processo do Congresso, apoiar ou assistir sem agir uma insurreição, obstruir a certificação da vitória do adversário com uma conspiração para fraudar o governo e conspiração por declaração falsa contra os Estados Unidos.
A decisão da comissão não é vinculativa, mas aumenta a pressão para que promotores federais adicionem mais itens às investigações já em andamento contra Trump pelo episódio.
Os apoiadores do republicano invadiram um prédio federal após um discurso do então mandatário para que a multidão fosse até o Congresso para "pressionar" para que a diplomação de Joe Biden não fosse realizada. Centenas de pessoas invadiram o local e cinco morreram na tentativa de insurreição.
Após o anúncio, Trump se manifestou pela sua rede social e disse ser vítima de "acusações falsas", que já foram usadas na tentativa de seu segundo impeachment, e de "perseguição".