O Repórter

25 anos sem Ayrton Senna: relembre 10 corridas inesquecíveis

Por Rafael Max
01 de maio de 2019 às 15:22
Atualizada em 04 de maio de 2019 às 00:29
Compartilhe a notícia:
Wikimedia Commons
Ayrton Senna foi tricampeão mundial de Fórmula 1
Ayrton Senna foi tricampeão mundial de Fórmula 1

RIO (OREPORTER.COM) - Há 25 anos, o Brasil perdia Ayrton Senna. No país do futebol, o piloto deu alegria a milhões de brasileiros numa época de carências em conquistas nos gramados. Foram três títulos de Fórmula 1, 41 vitórias e 80 pódios em toda a carreira, interrompida por um trágico acidente no Grande Prêmio de San Marino, no dia 1º de maio de 1994.

O desempenho na pista fez Ayrton Senna virar um símbolo de orgulho nacional. O Tema da Vitória nas transmissões da Rede Globo acompanhado do hino nacional no pódio foras as músicas que embalaram os brasileiros nas manhãs de corridas na Fórmula 1.

Relembre dez grandes corridas de Ayrton Senna:

Grande Prêmio de Mônaco - 1984

Ayrton Senna a bordo da Toleman (Foto: Wikimedia Commons)

A primeira da lista foi uma corrida em que ele não venceu, mas que tem uma importância para a sua carreira. A modesta Toleman apostou no brasileiro e o trouxe para a temporada de 1984. Foi neste ano que ele conquistou seu primeiro pódio, ao faturar a segunda posição na chuvosa prova de Mônaco. Por causa do tempo, a prova foi interrompida antes do previsto, e a vitória ficou com Alain Prost. 

Grande Prêmio de Portugal - 1985

Senna na Lotus, em 1985 (Foto: Wikimedia Commons)

Agora na Lotus, Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1. Foi no circuito de Estoril, faturando a corrida com vitória de ponta a ponta. Nessa prova, ele deixou o francês Alain Prost para trás. Assim, dando início à famosa rivalidade dos anos 1980 e 1990.

Grande Prêmio de Detroit - 1987

Senna a bordo de Lotus, em 1987 (Foto: Wikimedia Commons)

Em seu terceiro ano na Lotus, Senna já havia acumulado dois quartos lugares gerais na temporada. A partir desse ano, o brasileiro entrou em fase de crescimento na carreira. Na prova realizada no dia 21 de junho de 1987, ele terminou em primeiro numa dobradinha com o também brasileiro Nelson Piquet, que viria a ser o campeão daquela temporada - Senna ficou na terceira posição geral.

Grande Prêmio do Japão - 1988

 Ayrton Senna se saiu vitorioso no Japão (Foto: ayrtonsenna.com.br)

A partir de 1988, Senna passou a ter a companhia de Alain Prost na McLaren. Na prova realizada no circuito de Suzuka, o brasileiro largaria na pole, mas o carro não deu a partida e ele teve que sair em 17º. A genialidade do brasileiro o fez ultrapassar oito adversários nas primeiras voltas. A partir daí, iniciou-se uma disputa intensa com o francês, que terminou na 28ª volta com o brasileiro ultrapassando o companheiro de equipe. A vitória garantiu o primeiro título de Senna na Fórmula 1.

Grande Prêmio de Mônaco - 1989

Certamente, Mônaco é um dos locais mais bem lembrados pelos fãs de Ayrton Senna. Foram seis vitórias, sendo cinco consecutivas. Na temporada de 1989, o brasileiro voltou a ter Alain Prost como companheiro de equipe na McLaren. Nessa prova, ele venceu com mais de 50 segundos de vantagem sobre o francês. Posteriormente, Senna contou que perdeu as duas primeiras marchas, tendo que mudar o modo de pilotar.

Grande Prêmio do Japão - 1989

Alain Prost e Senna em 1989 (Foto: Reprodução)

Senna e Prost voltariam a ter uma disputa intensa no circuito de Suzuka. O brasileiro precisava vencer para seguir com chances de ser campeão daquela temporada, mas uma colisão com o francês tirou os dois da pista. Prost não continuou, mas Senna voltou a correr após seu carro ser empurrado pelos fiscais de pista. Ele voltou à pista cortando a chicane e passou aos boxes para trocar o bico. O brasileiro venceu, mas acabou desclassificado. Isso fez com que o título da temporada ficasse com Alain Prost.

Grande Prêmio do Japão - 1990

Senna `deu o troco´ em Prost em 1990 (Foto: Reprodução)

E chegamos a 1990, novamente com Senna e Prost disputando o título com o Japão de cenário. Dessa vez, o francês trocou a McLaren pela Ferrari, enquanto o brasileiro continuava na McLaren. Nessa prova, os dois acabaram se colidindo na primeira disputa por posição, ficando de fora da disputa. Com apenas uma corrida restante naquela temporada, Senna faturou o título por antecipação.

Grande Prêmio do Brasil - 1991 

Senna venceu no Brasil, em 1991 (Foto: ayrtonsenna.com.br)

Com tantas vitórias no currículo, ainda faltava chegar no lugar mais alto do pódio em sua terra natal. No Brasil, o melhor resultado de Senna até então era um segundo lugar na temporada de 1986. E a corrida de 1991 acabou sendo uma das mais inesquecíveis da carreira de Senna. O carro do brasileiro havia ficado apenas com a sexta marcha, o que provocou um esforço físico acima do normal para levar a McLaren para a vitória. A torcida, claro, foi ao delírio.

Grande Prêmio do Japão - 1991

Mais uma vez, o Japão virou o cenário para uma decisão por título. Dessa vez, a disputa era entre Senna e o britânico Nigel Mansell, da Williams. O brasileiro largou em segundo, enquanto o rival estava em terceiro. Mansell, porém, acabou parando na caixa de brita, perdendo a chance do título. Senna ultrapassaria Gerhard Berger, que era o seu companheiro de equipe na McLaren, mas cedeu a posição na última curva, dando a primeira vitória da carreira ao austríaco.

Grande Prêmio da Europa - 1993

Senna se saiu vitorioso no GP da Europa de 1993 (Foto: Reprodução)

A temporada de 1992 foi apenas razoável para Senna, terminando apenas em um quarto lugar. No ano seguinte, ele protagonizou mais um momento espetacular. Largando em quarto em Donington Park, na Inglaterra, ele havia perdido uma posição logo na partida, mas ultrapassou quatro carros e assumiu a ponta em uma primeira volta histórica. Vitorioso, Senna recebeu o troféu do também veloz personagem Sonic - a empresa de videogames Sega era a patrocinadora daquela prova. 

Senna terminou aquela temporada com o segundo lugar geral. Sua última vitória foi no GP da Austrália, no dia 7 de novembro. O piloto estreou na Williams no ano de 1994, mas não completou nenhuma das três corridas que participou, incluindo a trágica prova de San Marino.

Nas pistas, Senna virou um símbolo de orgulho nacional (Foto: ayrtonsenna.com.br)

Bônus

Na temporada de 1993, Ayrton Senna ainda conquistou mais uma vitória em território brasileiro. Foi quando o público invadiu a pista de Interlagos para celebrar a vitória junto com o piloto. Na corrida, o brasileiro enfrentou uma disputa com Damon Hill, da Williams, mas conseguiu assumir a ponta na 41ª volta e ficou na frente até o fim. 

Senna recebeu o carinho do público no GP do Brasil de 1993 (Foto:ayrtonsenna.com.br)

Últimas de Fórmula 1