Sexta, 07 de Agosto de 2020

O Repórter

37ª rodada: Derrota contra o Grêmio deixa o Cruzeiro mais perto do rebaixamento

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Rafael Max - 05 de dezembro de 2019 às 23:30 (Atualizada em 06 de dezembro de 2019 às 01:28)
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio e Cruzeiro jogaram em Porto Alegre

RIO (OREPORTER.COM) - Com praticamente tudo definido no Campeonato Brasileiro, resta saber quem será o último rebaixado para a Série B de 2020. O CSA foi o penúltimo time a cair após perder por 3 a 0 para a Chapecoense, deixando a última vaga para a primeira divisão entre Cruzeiro e Ceará.

A situação está mais delicada para o Cruzeiro, que pode ser rebaixado pela primeira vez em sua história. Nesta quinta-feira (5), a equipe azul perdeu para o Grêmio por 2 a 0, na Arena, se mantendo entre os quatro últimos colocados.

O Cruzeiro entrou em campo nesta quinta-feira podendo sair do Z-4, pois o Ceará havia perdido para o Corinthians por 1 a 0 no dia anterior. B No entanto, Pepê e Ferreira fizeram os gols da vitória do Grêmio, que fez a sua última partida em casa na temporada.

Agra, o Cruzeiro tem 36 pontos e ocupa a 17ª posição na tabela. O Ceará aparece uma posição acima, com 38. Os dois times se despedem da temporada neste domingo (8), pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Para a equipe mineira seguir na Série A só a vitória interessa contra o Palmeiras, no Mineirão, às 16 horas. No entanto, o Cruzeiro terá que torcer para o Ceará perder para o Botafogo, em jogo que será realizado no mesmo horário, no Nilton Santos. Se o Vovô pontuar, o time mineiro estará rebaixado para a segunda divisão não importando o resultado em Belo Horizonte.

Times garantidos na Libertadores

A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro definiu os oito classificados para a Libertadores da América. Também estão definidos quais equipes vão começar na fase de grupos e quais começarão na etapa preliminar.

O Flamengo já garantiu presença na próxima Libertadores por já ter vencido a disputa sul-americana. Como também foi campeão brasileiro, o rubro-negro abriu mais uma vaga para a fase de grupos da competição. O mesmo pode se dizer do Athletico Paranaense, vencedor da Copa do Brasil e que segue entre os primeiros colocados do Brasileirão.

Com isso estão garantidos na fase de grupos Santos, Palmeiras, Grêmio e São Paulo. Corinthians e Internacional vão disputar a fase preliminar da Libertadores. 

O último time que poderia beliscar uma vaga na Libertadores era o Goiás, mas o time esmeraldino foi goleado por 5 a 1 diante do Palmeiras, nesta quinta-feira.

Uma vaga na Sul-Americana

Além da última vaga na próxima Série A, há apenas uma outra disputa em jogo na reta final do Brasileirão. Trata-se da vaga restante para a Copa Sul-Americana. Os rivais cariocas Fluminense e Botafogo duelam pela presença na disputa internacional.

O Fluminense está em vantagem por aparecer em 14º lugar, com 43 pontos. O Tricolor das Laranjeiras terá pela frente neste domingo o Corinthians, em Itaquera, pela última rodada. Por sua vez, o Botafogo encara o Ceará, no Nilton Santos, no mesmo horário.

Para se classificar, o Fluminense precisa apenas vencer o Corinthians fora de casa. Se empatar ou perder, terá que torcer contra o Botafogo.

Já o alvinegro precisa vencer e torcer por um tropeço do Tricolor das Laranjeiras. Um empate contra o Ceará também garante a classificação, mas só se o Fluminense perder para o Corinthians. Assim, o alvinegro se classificaria pelo critério de maior número de vitórias.

Cariocas

O Flamengo ampliou para 90 pontos a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Isso foi possível com a vitória por 6 a 1 sobre o Avaí e a derrota por 1 a 0 do Santos diante do Athletico Paranaense. O rubro-negro tem, agora, 19 pontos de frente sobre o Peixe (90 a 71).


Lincoln e Gabigol na vitória do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

No Mineirão, na quarta-feira, o Botafogo perdeu para o Atlético-MG por 2 a 0, no Mineirão, e viu o Fluminense o ultrapassar na disputa por uma vaga na Sul-Americana. Para a sorte do time alvinegro, o Tricolor das Laranjeiras apenas empatou por 0 a 0 contra o Fortaleza, no Maracanã.

Já o Vasco empatou nesta quinta-feirta por 1 a 1 com o Bahia, na Fonte Nova.

Resultados

Athletico Paranaense (5º) 1 X 0 Santos (2º)

Atlético-MG (12º) 2 X 0 Botafogo (15º)

Ceará (16º) 0 X 1 Corinthians (8º)

Chapecoense (19º) 3 X 0 CSA  (18º)

São Paulo (6º) 2 X 1 Internacional (8º)

Fluminense (14º) 0 X 0 Fortaleza (9º)

Grêmio (4º) 2 X 0 Cruzeiro (17º)

Palmeiras (3º) 5 X 1 Goiás (10º)

Bahia (11º) 1 X 1 Vasco (13º)

Flamengo (1º) 6 x 1 Avaí (20º)

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: