O Repórter

Agência da UE recomenda vacina de reforço a todos os adultos

Continente europeu voltou a ser epicentro da pandemia de Covid

Por OREPORTER.COM
24 de novembro de 2021 às 11:05
Atualizada em 24 de novembro de 2021 às 11:06
Compartilhe a notícia:
EPA
Campanha de vacinação contra Covid em Bucareste, na Romênia
Campanha de vacinação contra Covid em Bucareste, na Romênia

BRUXELAS (ANSA) - O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) recomendou nesta quarta-feira (24) a aplicação de doses de reforço de vacinas anti-Covid em todos os adultos.

Em um relatório sobre o andamento da situação epidemiológica na União Europeia, a diretora da agência, Andrea Ammon, disse que a aceleração do reforço vacinal e a reintrodução de medidas "não farmacêuticas" podem reduzir o impacto da variante delta nos meses de dezembro e janeiro.

"Temos disponíveis vacinas seguras e eficazes, e enquanto uma parcela mais ampla da população não estiver imunizada, as intervenções não farmacêuticas devem continuar fazendo parte de nossa rotina cotidiana", afirmou Ammon.

"Os países também deveriam levar em consideração uma dose de reforço para todos os adultos a partir de 18 anos, com prioridade às pessoas com mais de 40 anos", acrescentou.

De acordo com o portal Our World in Data, 66,72% da população da UE está totalmente vacinada contra a Covid-19, mas os índices são desiguais entre os Estados-membros: enquanto Portugal lidera o ranking com 87,78%, a Eslováquia aparece na outra ponta com apenas 42,78%.

O continente europeu voltou a ser o epicentro da pandemia nas últimas semanas, e diversos países, como Áustria e Alemanha, endureceram medidas sanitárias para conter a explosão dos casos antes da chegada do inverno, em dezembro.

"O atual nível de vacinação será insuficiente para limitar o ônus dos casos de Covid e das internações hospitalares, sobretudo nos países com índices inferiores de imunização", alertou Ammon, pedindo urgência para combater o "abismo imunitário" no bloco.

Últimas de Saúde