O Repórter

Alimente-se durante a folia de Carnaval

Nutricionista explica que não se deve fazer um jejum por mais de quatro horas e dá dicas de alimentos para repor as energias

Por OREPORTER.COM
25 de fevereiro de 2014 às 14:25
Compartilhe a notícia:

BRASÍLIA (O REPÓRTER) - A festa mais esperada pelos brasileiros está chegando! Durante os quatro dias de Carnaval não esqueça de cuidar da saúde, para que a folia não se torne um problema. A nutricionista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, Karina Saraiva, lembra que uma alimentação inadequada aliada à ingestão de bebidas alcóolicas e ao esforço físico em excesso pode causar vários danos ao corpo.

“Para não ter problemas, é recomendável fazer as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), além de realizar lanches leves nos intervalos de uma para outra”, explica Karina. A nutricionista acrescenta que as comidas de rua devem ser evitadas, pois podem causar toxi-infecção, ou seja, infecção adquirida pelo consumo de alimentos contaminados.

“O ideal é alimentar-se antes de ir para as festas, evitando opções muito pesadas e gordurosas, pois retardam o processo de digestão. Desta forma, opte por refeições compostas por frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, proteínas grelhadas, queijos magros, leite desnatado, macarrão sem molhos gordurosos, sucos de frutas naturais e água de coco” , indica.

Durante a folia, a nutricionista alerta para os riscos de um período longo sem ingestão de comida. “As pessoas não devem fazer jejuns de mais de quatro horas. Alguns alimentos práticos são ótimos para repor as energias e manter o corpo alimentado, como barra de cereais, frutas secas, sucos de frutas e sachês de mel”, aconselha.

Para hidratar o corpo, as bebidas energéticas, como isotônicos, são boas opções. Porém, pessoas cardiopatas e diabéticas devem tomar alguns cuidados. “Beber água é imprescindível para a hidratação do organismo e não tem contraindicação. Bebidas isotônicas, água de coco e sucos naturais ricos em vitamina C, como de limão, laranja e acerola, ajudam a repor os minerais perdidos. Já os suplementos energéticos e guaraná em pó não devem ser ingeridos por pessoas que têm problemas cardíacos ou sejam diabéticas”, ressalta Karina.

Últimas de Carnaval Brasil