O Repórter

Anthony Pettis finaliza Ben Henderson e é o novo campeão dos leves do UFC

Por Rafael Max
01 de setembro de 2013 às 01:17
Atualizada em 01 de setembro de 2013 às 08:40
Compartilhe a notícia:
Divulgação
Anthony Pettis é o novo campeão dos leves do UFC
Anthony Pettis é o novo campeão dos leves do UFC

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Anthony Pettis tomou o cinturão de Ben Henderson e se tornou o novo campeão dos leves do Ultimate Fighting Championship. A vitória veio no primeiro assalto, por finalização, no UFC 164, que foi realizado em Milwaukee, nos Estados Unidos.

Com essa luta, Henderson virou "freguês" de Pettis no MMA. O "Showtime" já havia vencido o "Bendo" em dezembro de 2010, no WEC 53.

"Bendo" fazia a sua quarta defesa do cinturão dos penas do UFC. O americano era campeão desde 2012, quando tirou o título de Frankie Edgar.

Durante a luta, Ben Henderson tomou a iniciativa e partiu para a trocação para depois mandar o desafiante para as grades. Pettis tentava sair, mas conseguia ficar poucas vezes no centro do octógono. O campeão voltava a encurralar o adversário e aplicava joelhadas, buscando os seus pontos dos juízes.

Pettis assumiu o controle da luta quando faltavam menos de dois minutos para o final do primeiro round. Ele tentava desequilibrar o adversários com seus chutes e, no final, o combate foi para o chão.

Henderson ficou por cima e parecia que iria controlar o duelo até o soar do gongo, mas o desafiante conseguiu o que queria. Ele pegou o braço do campeão e encaixou o arm-lock, finalizando a luta.

Josh Barnett nocauteia Frank Mir

O americano Josh Barnett voltou com tudo para o UFC. Após onze anos sem pisar no octógono mais famoso do mundo, o "The Warmaster" fez um retorno em grande estilo ao vencer o compatriota Frank Mir na co-luta principal do UFC 164.

A luta foi baseada na trocação em pé e o golpe que deu a vitória veio ainda no primeiro assalto, quando Barnett acertou uma joelhada que fez Mir cair no octógono.

Barnett é ex-campeão dos pesados do UFC. O lutador de 36 anos conquistou o título em 2002 após ter nocauteado Randy Couture.

Tibau vence Varner após três assaltos

Gleison Tibau foi o único brasileiro presente no UFC 164. Ele venceu o americano Jamie Varner por decisão dividida do júri após três assaltos.

Varner apostou no combate em pé, iniciando a luta com os melhores golpes para cima do brasileiro. Tibau ganhou destaque no final do assalto, quando conseguiu derrubar o adversário e levar o duelo para o chão, mas o adversário conseguiu se levantar.

Tibau foi para o chão no segundo assalto e tentava pegar as costas do adversário. O brasileiro se manteve por cima até o final do round.

No terceiro assalto, Tibau colocou o duelo para o solo, mas o americano conseguiu se levantar. Varner tentava controlar o adversário no duelo em pé e balançou o brasileiro com um upper. Por fim, vitória para Tibau por decisão dividida (29-28, 27-29 e 29-28).

Confira todos os resultados do UFC 164:

Card principal

Anthony Pettis venceu Ben Henderson por finalização

Josh Barnett venceu Frank Mir por nocaute técnico

Chad Mendes venceu Clay Guida por nocaute técnico

Ben Rothwell venceu Brandon Vera por nocaute técnico

Dustin Poirier venceu Erik Koch por decisão do júri

Card preliminar

Gleison Tibau venceu Jamie Varner por decisão do júri

Tim Elliott venceu Louis Gaudinot por decisão do júri

Hyun Gyu Lim venceu Pascal Krauss por nocaute técnico

Chico Camus venceu Kyung Ho Kang por decisão do júri

Soa Palelei vencey Nikita Krylov por nocaute técnico

Al Iaquinta venceu Ryan Couture por decisão do júri

Magnus Cedenblad venceu Jared Hamman por finalização

Últimas de UFC - Lutas