O Repórter

Banco de sangue precisa de doadores com urgência no Rio

Por Redação...
08 de janeiro de 2020 às 13:40
Atualizada em 08 de janeiro de 2020 às 14:16
Compartilhe a notícia:
Arquivo

RIO (OREPORTER.COM) - Instituição que atende a hospitais públicos e privados do Rio de Janeiro, o  Banco de Sangue Serum informou que os estoques estão abaixo do ideal. Por causa disso, foi iniciada uma campanha para que haja doadores para repôr a quantidade necessária.

Em janeiro, as doações caem cerca de 45%, o que prejudica no fornecimento de sangue aos pacientes de hospitais públicos e privados. Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Serum, a situação exige atenção e mobilização da população. 

"Precisamos receber, pelo menos, 80 doações diárias de sangue, para atender à demanda proveniente de situações emergenciais em que justamente nesse período podem ser mais complicadas, devido a acidentes de trânsito, pois há um número maior de pessoas viajando, além de desastres naturais e procedimentos em geral. Por isso, temos que estar prontos com estoques saudáveis para atender casos de emergência, caso ocorram. Vamos doar sangue e salvar muitas vidas", diz. 

Ainda de acordo com Moreira, todos os tipos de sangue são necessários nesta época de ano, principalmente O negativo. 

"O tipo O negativo é universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa, pois, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sague do paciente, ele é utilizado pelos hospitais", afirma. 

Para doar é necessário pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). 

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. 

Para doar, basta comparecer ao Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro - próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

Últimas de Rio