Sexta, 21 de Fevereiro de 2020

O Repórter

Bernie Sanders lidera entre os Democratas na corrida presidencial dos EUA

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 22 de janeiro de 2020 às 10:40 (Atualizada em 22 de janeiro de 2020 às 11:45)
Wikimedia Commons
Sanders aparece na frente na preferência democrata

RIO (OREPORTER.COM*) - A CNN divulgou pesquisa sobre a preferência dos eleitores do Partido Democrata nas primárias que vai definir o candidato da legenda na eleição presidencial dos Estados Unidos. Bernie Sanders, senador por Vermont, larga na frente, seguido pelo ex-vice-presidente Joe Biden.

Socialista convicto, Sanders tem 27% de apoio dos eleitores do Partido Democrata ou de independentes com tendência democrata. Biden aparece com 24%. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, a CNN ressalta que não há um líder claro nesta pesquisa, embora os dois estejam bem à frente dos outros concorrentes.

A senadora Elisabeth Warren tem 145, a ex-prefeita de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, aparece com 11%. Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, aparece com 5%.  A senadora Amy Klobuchar e o empresário Andrew Yang têm, cada um, 4% de apoio. O empresário Tom Steyer tem 2%. Nenhum outro candidato atinge 1% de suporte.

Segundo a CNN, os eleitores democratas acreditam que Biden tem maiores chances de derrotar Trump, que deve concorrer a reeleição pelo partido Republicano. 45% dizem isso sobre o ex-vice-presidente, enquanto que 24% apostam em Sanders.

A pesquisa foi realizada em parceria com a SSRS, de 16 a 19 de janeiro. De acordo com a emissora norte-americana, foram consultados 1.156 pessoas adultas de maneira aleatória em telefones fixos ou celulares.

A eleição norte-americana ainda está disptante, estando marcada para o dia 3 de novembro. A convenção do Partido Democrata deve ser realizada de 13 a 16 de julho. (*com agências internacionais)

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: