Sábado, 19 de Outubro de 2019

O Repórter

CBF publica calendário 2020 com Datas Fifa liberadas e inclusão da Supercopa

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 03 de outubro de 2019 às 20:12

RIO (OREPORTER.COM) - A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta quinta-feira (3) como será o calendário 2020 do futebol brasileiros. As novidades ficam por conta da inclusão da Supercopa do Brasil, além de menos datas para estaduais e as janelas de Data Fifa sem partidas oficiais. Além disso, a duração das séries C e D foram prolongadas.

"Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira", disse Rogério Caboclo, presidente da CBF.

A principal novidade é que as janelas reservadas para jogos das seleções nacionais estarão sem partidas das competições realizadas no Brasil, atendendo aos pedidos dos clubes que cedem atletas para amistosos e torneios da Fifa.

"Conseguimos definitivamente liberar as Datas FIFA, para que partidas de clubes e Seleção não se sobreponham. Não podemos concorrer com nós mesmos", ressaltou Rogério Caboclo.

"Importante registrar que temos a responsabilidade de acomodar em datas ao longo do ano todos os compromissos contratuais assumidos pelos clubes. É uma construção complexa para conciliar Datas FIFA, competições continentais, competições nacionais e os campeonatos estaduais", destacou Manoel Flores, diretor de competições da CBF.

Outra novidade é a presença da Supercopa do Brasil, jogo entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. A partida será disputada no dia 19 de janeiro, abrindo o calendário nacional. Já os estaduais serão realizados em 16 datas, de 22 de janeiro e 26 de abril. O Brasileirão Série A terá 38 rodadas, de 3 de maio a 6 de dezembro. A Copa do Brasil será distribuída em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro.

A Série C do Brasileirão será estendida indo de  3 de maio e vai até 8 de novembro, mas sem mudança no formato. Já a Série D foi ampliada de 16 para 26 datas, sendo realizada de  3 de maio e a 22 de novembro. Uma fase preliminar com oito clubes será realizada para formar os 64 que estarão na disputa.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: