Sábado, 16 de Novembro de 2019

O Repórter

Com Fábio Jr, série relembra 'falsos gringos' que cantavam em inglês

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 15 de outubro de 2019 às 16:33 (Atualizada em 15 de outubro de 2019 às 17:14)
Divulgação
Nos anos 1970, Fábio Jr. lançou um compacto com músicas em inglês

RIO (OREPORTER.COM) - Nos anos 1970, aconteceu um fenômeno bastante curioso na música brasileira. Vários artistas despontaram na música cantando músicas em inglês, vendendo bastante na época. Eles adotavam nomes artísticos estrangeiros, mas praticamente só faziam sucesso por aqui. É o caso de Fábio Jr. que, no começo da carreira, adotou a identidade de Mark Davis em 1975. Esse é o tema do segundo episódio da série ‘História Secreta do Pop Brasileiro’, que vai ao ar na próxima sexta-feira (18), às 22h30, no canal de TV por assinatura Music Box Brazil.

Fábio Jr, ou melhor, Mark Davis se tornou figura pública logo após o término da banda Uncle Jungle em 1975, banda em que o atual ídolo romântico era vocalista. Adotando o nome estrangeiro, ele lançou o compacto com 10 canções em inglês ‘Aria for lovers / I need you forever’. Foi só em 1976 que o intérprete de popularidade entre as mulheres assume a identidade Fábio Jr.

“Eu sou cantor de coral desde sempre. Um pessoal pediu para eu colocar voz numa música do Mark Davis. Era uma música composta por ele em inglês e foi um sucesso tremendo. Tocou muito”, lembra Carlinhos de Souza (o Paul Denver) em entrevista à série, referindo-se à Rain Memories, segunda faixa do compacto. 

O domínio da cultura americana na música nacional justifica a explosão de brasileiros se passando por estrangeiros. “O Brasil tinha esse consumo musical cada vez maior, mas era um país isolado. O repertório internacional que chegava aqui normalmente era por grandes gravadoras [estrangeiras]. Mas ao mesmo tempo existia no Brasil, principalmente, desde os anos 60, pequenas gravadoras nacionais. Para competirem com as internacionais nesse pop, elas são obrigadas a criar outro produto. As gravadoras [nacionais] não tinham catálogo internacional para lançar, então criaram esses fenômenos, os falsos gringos”, explica Eduardo Vicente, professor de mídias sonoras da Escola de Comunicação e Artes da USP, ao episódio.

Michael Sullivan (codinome de Ivanilton de Souza), Tony Stevens (Jessé) e Steve Maclean (Hélio Costa Manso) são outros personagens explorados no segundo episódio da série. Escrita e dirigida pelo jornalista André Barcinski, produzida pela Kuarup e com narração de cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, ‘História Secreta do Pop Brasileiro’ é estruturada em oito episódios temáticos que desvendam o pop brasileiro das décadas 1970 e 80.  

Segundo episódio ‘História Secreta do Pop Brasileiro’
Quando: 18/10, às 22h30
Canal por assinatura: Music Box Brazil
Produção: Kuarup
Direção geral: André Barcinski
Reprises: Sábados, às 10h30; Domingos, às 18h30; Terças, às 13h30.
Classificação indicativa: Livre

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: