Terça, 07 de Julho de 2020

O Repórter

Conheça as edições anteriores da JMJ

A JMJ foi idealizada em 1984 pelo papa João Paulo II

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 22 de julho de 2013 às 15:30

SÃO PAULO (ANSA) -  A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já foi realizada em lugares como Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Itália e Canadá, sempre atraindo multidões de jovens.

A última edição da JMJ ocorreu em Madri, em 2011, e contou com a participação de cerca de 2 milhões de pessoas, entre elas 480 mil peregrinos inscritos. O evento gerou 3 mil postos de trabalho na capital espanhola e 5 mil em todo o país. Mais de 78% dos visitantes nunca tinham ido à Espanha antes da JMJ, e 89,6% afirmaram que voltariam à cidade.

O teólogo e escritor Frei Betto explicou, em entrevista à ANSA, que "o principal objetivo da JMJ, desde que o papa João Paulo II a formalizou, é motivar os jovens a aderirem e persistirem na fé católica".

A JMJ, que acontece a cada dois ou três anos em cidades escolhidas pelo Papa e nos demais anos no próprio Vaticano, foi idealizada por João Paulo II em 1984. O primeiro país a receber a JMJ foi a Argentina, em 1987, com o lema "Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele." Mais de 1 milhão de fiéis participaram do encontro. Em 1988, a JMJ voltou para o Vaticano e, em 1989, foi realizada em Santiago de Compostela, na Espanha, com o lema "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"(Jo 14,6). O número de peregrinos estimado foi de 600 mil pessoas.

Intercalando sempre com edições no Vaticano, o evento passou pela Polônia, terra natal de João Paulo II, em 1991. De acordo com dados da organização da JMJ, este foi o primeiro encontro do religioso com milhares de jovens em um país do Leste Europeu.

A maior JMJ registrada até hoje, em número de participantes, foi a 10° edição, em 1995, com cerca de 4 milhões de pessoas. O encontro aconteceu em Manila, nas Filipinas, sob o lema "Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio". Em 2005, a primeira JMJ sob a liderança do papa emérito Bento XVI, foi realizada em sua terra natal, Alemanha. A cidade de Colônia sediou o evento, que, sob o lema "Viemos adorá-lo", recebeu aproximadamente 1,5 milhão de peregrinos.

Em 2008, a JMJ ocorreu em Sydney, Austrália, sob o tema "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas", recebendo a presença de cerca de 500 mil participantes. 

Tags:
Jornada Mundial da Juventude
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: