Domingo, 28 de Novembro de 2021

O Repórter

Coreias retomam comunicações e fazem primeiro telefonema

Retomada cumpre promessa de Kim Jong-un na última semana

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 04 de outubro de 2021 às 17:42 (Atualizada em 04 de outubro de 2021 às 17:44)
EPA
Coreias do Norte e do Sul retomam conversas telefônicas após cerca de 3 meses

ROMA (ANSA) - A Coreia do Norte e a do Sul retomaram as conversas por telefone nesta segunda-feira (4) após as comunicações terem sido cortadas de maneira unilateral por Pyongyang em julho, informou o governo de Seul.

"O governo considera que a retomada das linhas de comunicação Sul-Norte é uma das bases para a retomada das relações entre as duas Coreias", afirmou em comunicado o Ministério da Unificação de Seul. A pasta confirmou ainda a primeira conversa telefônica.

Com isso, confirma-se a promessa do ditador Kim Jong-un, feita durante uma das assembleias do governo da Coreia do Norte no dia 30 de setembro. Naquele dia, ao dizer que rejeitava um tratado com os Estados Unidos, o líder afirmou que iria retomar as linhas de comunicação "no início de outubro".

As comunicações haviam sido paralisadas em junho do ano passado, quando Kim mandou explodir, literalmente, o local onde ficava o escritório para os telefonemas. Um ano depois, voltou a conversar com Seul, de maneira online, em tratativas que seguiram até o mês de julho deste ano.

Há cerca de três meses, Kim ordenou uma nova interrupção por conta dos exercícios militares feitos de maneira conjunta entre Seul e Washington. E, desde 13 de setembro, ele vem fazendo testes de novos mísseis de médio e longo alcance, em atos que preocupam a comunidade internacional.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: