Quinta, 14 de Novembro de 2019

O Repórter

Dia de Corpus Christi reúne fiéis no Rio de Janeiro

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Rafael Max - 20 de junho de 2019 às 12:40 (Atualizada em 20 de junho de 2019 às 21:04)
Rafael Max/OReporter.com
Dom Tarcísio com o Santíssimo na procissão de Corpus Christi

SÃO JOÃO DE MERITI, RJ (OREPORTER.COM) - O feriado de Corpus Christi trouxe os fiéis às ruas do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (20). A data foi celebrada com missa e procissões, além dos tradicionais tapetes de sal com imagens religiosas.

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, uma missa foi realizada na paróquia Nossa Senhora da Glória, no Jardim Meriti, sendo presidida por Dom Tarcísio Nascentes, bispo da Diocese de Duque de Caxias. Em seguida, foi feita a procissão com o Santíssimo à frente nas ruas do município.

No local, um tapete colorido com várias ilastrações religiosas cobriu as ruas em torno do local. As figuras começaram as montadas na noite de quarta-feira (19).

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição herdada de Portugal. A confecção das figuras caíram no gosto dos católicos brasileiros, que se mobilizam para fazer uma festa colorida para o feriado. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, um tapete de 1,5 km é considerado o maior da América Latina, segundo dados da prefeitura.

As figuras montadas em São Gonçalo cobriram as ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha. Ainda de acordo com a prefeitura, a obra precisou de mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem.

Na capital fluminense, Dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, comandará a procissão que sairá da Candelária, às 16 horas. Uma missa solene será realizada às 17 horas, na Catedral de São Sebastião.

A data

Corpus Christi  é uma expressão em latim que significa "Corpo de Cristo". É uma celebração litúrgica da Igreja Católica em que se fas a veneração da Eucaristia, o sacramento instituído na Última Ceia em que Jesus se reuniu com os apóstolos. A data é celebrada 60 dias após a Páscoa.

A data é a única em que o Santíssimo com a hóstia consagrada é exposto em procissão pública para que seja feita a veneração pelos fiéis.


O tapete de Corpus Christi é uma das tradições da data (Foto: Rafael Max/OReporter.com)

Tapete cobriu as ruas de São Gonçalo (Foto: Lucas Alvarenga/Divulgação/Prefeitura)

 

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: