O Repórter

Em busca do título da Libertadores, Flamengo enfrenta o River Plate em Lima

Por Rafael Max
23 de novembro de 2019 às 06:30
Atualizada em 23 de novembro de 2019 às 07:33
Compartilhe a notícia:
Nayra Halm/Fvimagem
O Flamengo joga a final da Libertadores
O Flamengo joga a final da Libertadores

RIO (OREPORTER.COM) - Chegou o momento mais esperado pelo torcedor rubro-negro nos últimos 38 anos. Neste sábado (23), às 17 horas, o Flamengo retorna a uma final da Taça Libertadores da América. O adversário será o River Plate, em jogo que será realizado no Estádio Monumental, em Lima, no Peru.

Desde 1981 longe de uma final, o Flamengo experimentou fases ruins e eliminações traumáticas. Desde o gol de Cabañas, do América do México, em pleno Maracanã, em 2008, passando pela indigesta saída na fase de grupos em 2012, quando o rubro-negro venceu o Lanús por 3 a 0, mas viu o Emelec faturar a vaga ao derrotar o Olímpia por 3 a 2 com um gols nos acréscimos.

Mas nem tudo foi fácil para o Flamengo. Nas oitavas de final deste ano, o rubro-negro saiu em desvantagem por 2 a 0 contra o Emelec, e a classificação só veio após após o rubro-negro devolver esse placar no Maracanã e vencer por 4 a 2 na disputa por pênaltis. Depois, vieram classificações em cima de Internacional e do Grêmio, esta com vitória por 5 a 0 no jogo de volta.

O jogo deste sábado será o grande teste para o trabalho de Jorge Jesus. O treinador português chegou ao rubro-negro em junho deste ano, sendo o grande responsável por conduzir o time à decisão da Libertadores da América, além de ter deixado o clube da Gávea bem perto do título do Campeonato Brasileiro. Momentos que deixam a torcida bastante confiante por um bom resultado contra o River Plate.

O que diz o técnico

Sobre o River Plate, o treinador Jorge Jesus diz que o rival tem experiência, mas que o Flamengo pode fazer o melhor para faturar o troféu. "Vamos enfrentar um rival muito forte, com mais experiência que nós. Isso não nos assusta e sabemos do que somos capazes de fazer", disse.


Jorge Jesus levou o Flamengo à final da Libertadores (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Além disso, Jorge Jesus destacou o que o peso em chegar a uma final da Libertadores. "Sinto a responsabilidade e o prestígio que tem uma Libertadores. É um pouco semelhante ao que na Europa quado se deine uma Champions. Na Champions, nunca cheguei na final. Quando saímos do Ninho [do Urubu], senti que era uma nação atrás de um sonho", destacou.

O que dizem os jogadores

Everton Ribeiro lembrou que trata-se de um momento especial na história do clube. "Momento único, onde temos a chance de levantar a taça do nosso maior objetivo do ano e entrar pra história do Flamengo. Eles moveram a Nação para vir ao Peru. Estamos focados no jogo, em fazer grande partida e depois conseguir levantar a taça", disse.

O zagueiro Rodrigo Caio quer ver o Flamengo fazendo história neste sábado. "Sinto o prazer de jogar uma final muito grande. Se tem medo de perder nunca vai conquistar, penso dessa forma. É caminhar com pensamento positivo, sabendo que você se dedica. Não tenho medo de nada, tenho uma grande satisfação de fazer parte desse grupo maravilhoso, de pessoas que querem marcar o nome no clube. Não tenho porque ter medo, estamos felizes pelo momento e queremos fazer história", projetou.

Escalação

Jorge Jesus terá em mãos todos os seus principais jogadores. O destaque fica por conta de Gabigol, que também vem mostrando seu faro de gol na competição continental. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, ele também é o principal goleador da Libertadores, com sete gols.


Gabigol chega à final como artilheiro (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Adversário

O River Plate chega à final para defender o título conquistado em 2018. Na semifinal, os Millonarios eliminaram o Boca Juniors, vice-campeões na edição passada. O técnico Marcelo Gallardo também já definiu o time titular que vai encarar o Flamengo neste sábado.

Os destaques ficam por conta dos meias Nacho Fernández e De La Cruz, que marcaram três gols cada. Nome conhecido dos brasileiros, o atacante Lucas Pratto está no elenco, mas não vem sendo utilizado como titular na equipe argentina.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X RIVER PLATE

Local: Estádio Monumental, em Lima (Peru)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, De Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Jesus

RIVER PLATE: Franco Armani, Gonzalo Montiel, Martínez Quarta, Javier Pinola e Milton Casco; Enzo Pérez, Nacho Fernández, Exequiel Palacios e De la Cruz; Rafael Borré e Matías Suárez. Técnico: Marcelo Gallardo

Últimas de Esportes