Terça, 13 de Abril de 2021

O Repórter

Exibido no Brasil nos anos 1980, Flashman aparece como Power Rangers em HQ

História expande o universo da franquia norte-americana

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 20 de março de 2021 às 12:13 (Atualizada em 04 de abril de 2021 às 15:36)
Divulgação/Boom Studios
Os Power Rangers Prism aparecem derrotados nos quadrinhos

RIO (OREPORTER.COM) - Que Power Rangers é uma adptação da franquia Super Sentai isso todo mundo sabe. Mas agora os visuais das séries japonesas mais antigas vão aparecer também no universo expandido da franquia norte-americana. Isso aconteceu com os "Flashman", que os brasileiros viram nos anos 1980 e 1990, e que foram adaptados para "Power Rangers Prism" nos quadrinhos.

Veja também: Sucesso no Brasil com 'Changeman', franquia Super Sentai segue atual no Japão

De acordo com o portal Mega Power Brasil, "Power Rangers Unlimited: Heir to Darkness" vai contar a origem da vilã Astronema, que aparece em "Power Rangers no Espaço" (1998). Em uma das cenas ela aparece lutando - e vencendo - contra os Power Rangers Prism. O quadrinho será vendido nos Estados Unidos a partir do dia 31 de março, sem previsão de chegada ao Brasil.

A primeira vez que os trajes de "Flashman" apareceram no universo Power Rangers foi em "Power Rangers Super Megaforce" (2013). Essa série é uma adaptação de "Gokaiger", onde os heróis usam os poderes de outras equipes Super Sentai. Já na versão norte-americana, os uniformes de esquadrões não adaptados para Power Rangers (anteriores a 1993, ano de estreia da primeira temporada) apareceram sem muitas explicações, apenas indicando que se tratam de poderes de equipes lendárias de poderes jamais vistos na Terra. Além de "Flashman", os uniformes de "Changeman" e "Maskman", também exibidas no Brasil, apareceram rebatizados como "Blitz" e "Lighting", respectivamente.

Foto: Divulgação

Essas aparições começaram a ser aproveitadas pelos estúdios que produzem as histórias em quadrinhos de Power Rangers. Em 2018, a história "Psychotic" mostra os "Power Rangers Supersonic", que usam os visuais de "Fiveman", a série Super Sentai de 1990 (esta não lançada no Brasil). 

Sobre Flashman

"Choushinsei Flashman" (traduzido literalmente para "Supernova Flashman" ou ainda "Comando Estelar Flashman", como ficou conhecido no Brasil") é a décima série da franquia Super Sentai, sendo lançada em 1986 no Japão. Foi exibida no Brasil em 1989, aproveitando o sucesso da produção anterior, "Changeman".  A produção conta a história de cinco jovens que foram raptados da Terra quando crianças por caçadores espaciais por ordem do Império Mess, que queria amostras de humanas para experimentos biológicos. Essas crianças acabaram sendo regatadas pelo povo do planeta Flash, onde foram criadas. De volta à Terra, eles passam a combater Mess e suas criaturas.

Flashman, a série Super Sentai de 1986 (Foto: Divulgação)

No Brasil, a série foi exibida em 1989, pela Rede Manchete. Ganhou outras reprises nos anos 1990, pela Rede Record.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: