Quinta, 17 de Outubro de 2019

O Repórter

Festival Gastronômico de Búzios promove 18ª edição em julho

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 26 de junho de 2019 às 17:42
Divulgação
Pratos diferenciados com preço acessível podem ser consumidos em Búzios

BÚZIOS, RJ (OREPORTER.COM) - O Festival Gastronômico de Búzios promoverá a sua 18ª edição de 5 a 14 de julho. O evento movimenta a economia da Costa do Sol, trazendo atrações gastronômicas para todos os gostos. Segundo a organização, o festival costuma atrair 30 mil pessoas, aproximadamente.

Em 2018, com 84 participantes, o festival chegou a vender uma média de 1.200 porções por noite, por restaurante. Para a organização do evento, a tendência é uma maior diversidade de pratos para continuar sendo um grande negócio para o município.

“Quando começamos, tínhamos 38 restaurantes. Hoje, dos cerca de 200 estabelecimentos cadastrados na cidade, 76 participam do festival. Virou um grande negócio para a cidade e já tem lugar cativo na agenda de quem gosta de unir destinos e gastronomia” comemora Gil Castelo Branco, idealizador e organizador do festival.

Para a chef Sonia Persiani, proprietária do Cigalon, na Rua das Pedras, “o festival é o evento mais democrático da cidade, já que todos comem e bebem, os restaurantes participam ativamente e a população tem a oportunidade de comer em algum estabelecimento que, talvez por inibição ou por questão econômica, acaba não frequentando. A festa já foi tema de estudo da Fundação Getulio Vargas”, acrescenta a argentina, que participou de todas as edições do festival. E completa: “para mim, o festival é muito especial porque, de uma só vez, eu mesma sirvo meus clientes, meus amigos e os comensais”. 

Neste ano estão previstos 83 restaurantes. Cada estabelecimento monta sua mesa na calçada em frente à sua porta, e o chef cozinha ao ar livre. Os pratos degustação, pesando 150 gramas, são oferecidos a preços acessíveis: entrada ou sobremesa a R$ 18 cada, e prato principal a R$ 22.

Ainda de acordo com a organização, o festival é realizado de modo que seja aproveitado por todas as faixas de público.  No Centro e no Porto da Barra as degustações acontecem às sextas e sábados (dias 5, 6, 12 e 13), das 18h à meia-noite; na Praça dos Ossos, o festival é realizado aos sábados e domingos (dias 6, 7, 13 e 14), das 16h às 22h, com o objetivo de atrair famílias, crianças e idosos. Por lá, o evento tem formato de feira cultural, com as oficinas para crianças e o desfile de moda infantil, além de exposições de artistas locais.

Novidades

Dentre as novidades está o aplicativo  Deguste Búzios, onde é possível ver todas as informações sobre o festival, os restaurantes participantes e horários. Também é possível pedir táxi, além de permitir realizar reservas antecipadamente, evitando filas nos dias do evento.

Outra novidade é que o evento também acontecerá dentro dos restaurantes, durante a semana (entre 8 e 11 de julho, segunda a quinta). Os pratos degustação terão o mesmo valor dos cobrados na calçada nos fins de semana. Outras informações sobre o evento podem ser consultadas no site www.festbuzios.com.br.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: