O Repórter

Fim de semana será quente e úmido em todo o Brasil

Por Redação...
10 de janeiro de 2014 às 06:00
Compartilhe a notícia:

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O tempo úmido será predominente em todo o Brasil neste final de semana. Segundo o instituto Climatempo, haverá chuva na região Sudeste, mas de forma irregular.

Na Região Sul, uma frente fria provoca, mas o calor ainda será predominante. Na costa leste do Nordeste e entre Amapá e Belém, Há previsão de chuva forte e volumosa.

No sábado (11), pode chover forte também no Rio Grande do Sul. Apesar da chuva faz calor na maior parte do país, em alguns estados, por causa da nebulosidade e ausência do sol forte, a sensação é de abafamento. 

Veja a previsão do tempo em todo o país:

Fonte: Climatempo

Região Sul

Uma nova frente fria associada a um sistema de baixa pressão se aproxima da região Sul do país nesta sexta-feira (10). Em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, pode chover logo pela manhã e ao longo do dia. Nas demais áreas da região o sol aparece entre algumas nuvens e ocorrem pancadas de chuva entre o período da tarde e noite. Ainda vai fazer calor. A máxima prevista é de 32°C em Florianópolis e 30°C em Curitiba.

No sábado (11), a frente fria acompanhada de uma massa de ar polar deixa o tempo muito instável no sul e centro do Rio Grande do Sul. O dia será marcado por muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia. Em alguns momentos com forte intensidade e acompanhada de raios, alerta a Climatempo. No centro leste e norte do Paraná e em Indaial o sol aparece e a chuva acontece de forma isolada no período da tarde. A temperatura diminui. Os termômetros não passam dos 29°C em Porto Alegre e em Florianópolis.

O domingo (12) amanhece nublado e com garoa no centro sul do Rio Grande do Sul, incluindo a capital. Por causa da nebulosidade e ar quente a sensação será de abafamento. Entre o norte de Rio Grande do Sul e sul do Paraná o predomínio será de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas também chove a qualquer hora, mas o sol aparece entre muitas nuvens e faz calor. A máxima prevista é de 29°C em Florianópolis e 26°C em Porto Alegre.

Região Sudeste

O ar quente predomina na região Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (10). Em São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro sul de Minas Gerais o sol forte aparece entre algumas nuvens e ocorrem pancadas isoladas de chuva. Com exceção da cidade do Rio de Janeiro e do norte de Minas onde o predomínio será de sol sem expectativa de chuva.

No sábado (11), o ar seco irá predominar no Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte e leste de Minas Gerais. O dia fica firme, com predomínio de sol sem chuva. Nas demais áreas da região Sudeste, o sol também aparece, mas há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no período da tarde.

 

As condições do tempo não mudam muito no domingo (12). O tempo continua firme no norte e leste de Minas, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre algumas nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva rápidas em pontos isolados no período da tarde.

Região Centro-Oeste

O ar quente irá predominar na maior parte da região Centro-Oeste do Brasil nesta sexta-feira (10). A influência do calor e da alta umidade no Norte do país, algumas nuvens carregadas se espalham sobre o norte de Mato Grosso e provocam chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da região, o sol forte predomina e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão, que podem ser fortes em alguns momentos.

No sábado (11), as condições do tempo não mudam muito na região. As nuvens mais carregadas ainda se concentram sobre o norte de Mato Grosso. Nas demais áreas da região o sol aparece forte e podem ocorrer pancadas rápidas de verão. Ainda vai fazer muito calor, informa a Climatempo.

No domingo (12), as nuvens mais carregadas se concentram sobre o oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. De acordo com a Climatempo, apesar da chuva, ainda vai fazer calor. Nas demais áreas da região o sol forte e pode chover de forma rápida e isolada no período da tarde.

Região Norte

Áreas de instabilidade atuam sobre a região nesta sexta-feira (10). As nuvens mais carregadas se concentram sobre o Amapá e Belém. Há risco de temporais acompanhado de raios, informa a Climatempo. No Pará, o sol aparece entre muitas nuvens carregadas e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da região, sol forte e pancadas de chuva típica de verão.

Sábado (11), a instabilidade ainda atua sobre o Norte do país. No centro sul do Tocantins, Amazonas, Acre e Rondônia sol forte, faz calor e ocorrem pancadas rápidas de chuva. Nas demais áreas da região, o tempo quente e úmido, comum na região, facilita a formação de nuvens carregadas e provoca pancadas de chuva no período da tarde.

No domingo (12), o tempo muito quente e úmido ajuda a formação de áreas de instabilidade sobre o sul o Amazonas, Acre, Rondônia e também no sul do Pará. A chuva acontece a qualquer hora e a sensação será de abafamento. Nas demais áreas da região, sol forte entre algumas nuvens e no período da tarde ocorrem pancadas típicas de verão.

Região Nordeste

Amanhã (10), áreas de instabilidade que atuam sobre o Nordeste, provocam chuva a qualquer hora em toda a região. Entre o litoral do Maranhão e Salvador a chuva acontece a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa acompanhada de raios, alerta a Climatempo. Nas áreas de interior e sertão nordestino, o sol vai aparecer, mas ocorrem pancadas de chuva no período da tarde, que pode ser forte em alguns momentos.

 Já no sábado (11), a instabilidade perde um pouco força sobre a região. As nuvens mais carregadas se concentram sobre o Maranhão e faixa oeste do Piauí. O sol aparece entre muitas nuvens, faz calor e a chuva acontece a qualquer hora. Entre Fortaleza e litoral sul da Bahia podem ocorrer pancadas rápidas de chuva. Nas demais áreas nordestinas o ar seco ganha força e o tempo fica firme.

No domingo (12), o dia segue com predomínio de sol forte sem expectativa de chuva entre o norte da Bahia, áreas de sertão e agreste nordestino e Mossoró. Nas demais áreas da região, o sol também aparece forte, mas por causa do forte aquecimento e umidade, nuvens carregadas se formam no período da tarde e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão, informa a Climatempo.

Últimas de Clima