Quinta, 19 de Setembro de 2019

O Repórter

Final de semana será com clima típico de verão em todo o Brasil

Pode haver temporais em Santa Catarina e Paraná

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 24 de janeiro de 2014 às 06:00

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O fim de semana será marcado por tempo típico de verão em todo o Brasil. Segundo o Climatempo, o tempo quente e úmido deverá predominar na região Norte do país e pode provocar temporais no estado do Pará.

A temperatura deve diminuir no Rio Grande do Sul por causa do avanço de uma frente fria, acompanhada de ar polar.Há risco de temporais em Santa Catarina e no Paraná no sábado (25).

Em algumas áreas do Nordeste, centro norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro não deve chover e o tempo seguirá firme.

Veja a previsão do tempo em cada região do país:

Fonte: Climatempo

Região Sul

O avanço de uma nova frente fria, acompanhada de ar polar, sobre o Sul do país provoca mudanças no tempo no Rio Grande do Sul. Em Bagé, Uruguaiana e Rio Grande, no sul do Estado, a sexta-feira (24) amanhece com algumas nuvens e o sol aparece pouco, o que não favorece a elevação significativa da temperatura. Há previsão de chuva forte com potencial para temporais em todo o Estado e em Santa Catarina, alertam meteorologistas da Climatempo. No Paraná o tempo segue com clima típico de verão. O sol ainda aparece forte, e as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada no período da tarde.

No sábado (25), a passagem da frente fria mantém muitas nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, porém o risco de temporais diminui. O predomínio será de muita nebulosidade e chuva em todo o Estado. Já não faz tanto calor. A frente fria que avança sobre o litoral de Santa Catarina aumenta as condições de chuva forte e de temporais em todo o Estado e no Paraná, alerta a Climatempo.

No domingo (26), as áreas de instabilidade perdem força sobre o Sul do Brasil. Porém, mesmo com a frente fria se afastando para alto-mar, um sistema de baixa pressão se forma no litoral de Santa Catarina e ajuda a manter muita nebulosidade sobre a região Sul. O sol aparece sempre entre algumas nuvens e a temperatura até sobe em relação a sábado, mas ainda chove a qualquer hora do dia.

Região Sudeste

A sexta-feira (24) será mais um dia típico de verão no Sudeste. Uma massa de ar seco predomina sobre o Espírito Santo, noroeste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro. O dia será marcado por muito sol e sem expectativa de chuva. Nas demais áreas mineiras e fluminenses, e em São Paulo, o sol aparece forte e faz bastante calor. Porém, por causa do forte aquecimento, nuvens carregadas se formam e a chuva acontece de forma rápida e isolada no período da tarde.

No sábado (25) a frente fria que passou pelo Sul do país avança para alto-mar, mas provoca chuva no extremo sul de São Paulo. No Vale do Ribeira e em Itaóca, há risco de temporais acompanhado de raios e rajadas de vento, alerta a Climatempo. Nas demais áreas do Estado, e no oeste e sul de Minas o sol aparece na maior parte do dia, porém no período da tarde ocorrem as pancadas típicas de verão. Nas demais áreas de Minas, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o dia será marcado por muito sol, calor e não chove.

No domingo (26), a massa de ar seco e quente ainda predomina sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro norte de Minas Gerais. O dia ainda terá predomínio de sol, sem chuva. No sul de Minas e em São Paulo, o sol também aparece, porém por causa do calor, nuvens carregadas voltam a se formar e ocorrem pancadas de chuva rápida e isolada no período da tarde.

Centro-Oeste

O calor e a alta umidade, que predomina na região, ajudam na formação de nuvens carregadas sobre o norte de Mato Grosso na sexta-feira (24). O sol vai aparecer sempre entre algumas nuvens, e a sensação será de abafamento. Nas demais áreas de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e em Goiás, o predomínio será de sol forte e bastante calor. A partir do meio da tarde, as pancadas de chuva rápida acontecem.

No sábado (25), a instabilidade ganha força e espalha nuvens muito carregadas sobre todo o Estado de Mato Grosso, e sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, o sol vai aparecer pouco e chove a qualquer hora do dia, em alguns momentos com forte intensidade e acompanhada de raios, informa a Climatempo. Nas demais áreas, o sol ainda aparece forte e, à tarde, ocorrem pancadas típicas de verão.

No domingo (26), as áreas de instabilidade que atuam sobre o Mato Grosso se intensificam e formam nuvens muito carregadas principalmente sobre o centro sul do Estado, incluindo a capital Cuiabá. Nestas áreas há potencial para temporais acompanhados de fortes rajadas de vento e raios. Segundo a Climatempo, pode chover forte também em Mato Grosso do Sul. Em Goiás o tempo continua típico de verão – sol, calor e pancadas de chuva rápida no período da tarde.

Região Norte

O calor e a alta umidade do ar, comum no Norte, favorecem a formação de áreas de instabilidades sobre parte da região na sexta-feira (24). As nuvens mais carregadas se concentram sobre o Amazonas, Rondônia e sul do Pará. Nestas áreas o predomínio será de muita nebulosidade intercalando algumas aberturas de sol. Nas demais áreas do Norte, o calor ajuda na formação de nuvens carregadas e acontecem pancadas típicas de verão no final da tarde. Por causa da nebulosidade e do ar quente, a sensação será de abafamento em toda a região.

No sábado (25), a instabilidade espalha muitas nuvens carregadas sobre todo o Estado do Pará, leste do Amazonas, centro sul do Tocantins e leste de Rondônia. Nestas áreas, o sol aparece entre muitas nuvens e a chuva acontece a qualquer hora. O risco de temporais se concentra sobre o noroeste do Pará e em Belém. Em Roraima o dia segue com sol forte e sem expectativa de chuva. Nas demais áreas da região, o dia será típico de verão - com muito calor, sol e pancadas de chuva no período da tarde. A sensação ainda será de abafamento, informa a Climatempo.

No domingo (26), as condições do tempo não mudam muito. As áreas de instabilidades formadas pelo forte calor e umidade do ar, ajudam na formação de muitas nuvens carregadas sobre o Pará, leste do Amazonas, Rondônia, Amapá e oeste do Tocantins. Nestas áreas, o predomínio será de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. O risco de temporais acompanhado de raios se concentra sobre a região central do Pará.


Região Nordeste

O ar seco vai predominar em grande parte da região na sexta-feira (24). No noroeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o tempo segue firme e não chove. No litoral leste do Nordeste, entre Natal e Maceió, ocorrem algumas pancadas rápidas de chuva no final da tarde. No Maranhão, áreas de instabilidades ajudam a formação de nuvens muito carregadas e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o dia será típico de verão - com sol forte, calor e pancadas de chuva no final da tarde, informa a Climatempo.

No sábado (25), o tempo segue firme e sem chuva no centro-norte da Bahia e nas regiões de interior e agreste nordestino. Os ventos úmidos que sopram do mar espalham algumas nuvens e provocam pancadas de chuva rápida e passageira entre as cidades de Natal e Ilhéus. No Maranhão, as condições do tempo não mudam - as áreas de instabilidade ainda atuam e provocam chuva a qualquer hora em todo o Estado. Nas demais áreas, o sol aparece forte e a chuva acontece de forma rápida e isolada no final da tarde.
 
No domingo (26), as condições do tempo mudam um pouco na região. O ar seco irá predominar apenas no centro oeste da Bahia. No litoral leste da região, entre Natal e Ilhéus, os ventos que sopram do mar espalham muitas nuvens carregadas e chove a qualquer hora. Nas demais áreas, inclusive no interior e agreste nordestino, sol forte na maior parte do dia, porém o calor e a umidade trazida do mar favorecem a formação de nuvens carregadas ocorrem pancadas de chuva típica de verão no período da tarde.

Tags:
Previsão do Tempo, Calor
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: