Sexta, 03 de Abril de 2020

O Repórter

Fiocruz faz campanha sobre hepatites virais no Rio

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação.. - 08 de agosto de 2013 às 13:51

RIO DE JANEIRO (Agência Brasil) - Para lembrar o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, o Instituto Oswaldo Cruz iniciou na manhã de hoje (8) uma campanha de vacinação contra a Hepatite B. Além da imunização, o instituto, órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está realizando testes rápidos para identificar a doença e divulgando métodos de prevenção à doença.

A campanha acontece hoje e amanhã (9) no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio, onde enfermeiros distribuem panfletos informativos às pessoas. No domingo (11) será realizada uma caminhada para conscientização em Copacabana, na zona sul, quando enfermeiros continuarão vacinando as pessoas.

A médica Mariana Lewis, responsável pelo Ambulatório de Hepatites Virais do instituto, disse que a hepatite quase nunca apresenta sintomas. “Infelizmente, a grande maioria das pessoas, são assintomáticas, não sentem nada. É por isso que a gente faz essas campanhas de testes rápidos. Porque muitas pessoas são portadoras, mas desconhecem porque não sentem nada”, disse.

De acordo com a médica, há várias formas de se prevenir contra a hepatite, além da imunização. “Para crianças, o governo faz a prevenção através do calendário de imunização. Atualmente, essa vacinação se estendeu para indivíduos de até 49 anos. Nos adultos é importante não compartilhar alicates, ter cuidado com o local onde se faz tatuagem e piercing, usar camisinha”.

O empresário Fernando Salvador, de 47 anos, conta que soube da campanha por acaso e voltará amanhã com os parentes para serem imunizados. “Eu estive com a minha esposa aqui hoje. Ela vai fazer um acompanhamento médico e descobrimos a campanha para hepatites B e C. Nos disseram que poderíamos fazer hoje e, como é uma coisa que todo mundo deve fazer, porque é bom para todos, eu resolvi fazer com ela e vou trazer meus filhos e meus parentes amanhã”.

Tags:
Fiocruz
  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: