O Repórter

Flamengo vence River de virada e é campeão da Libertadores

Por Rafael Max
23 de novembro de 2019 às 18:57
Atualizada em 11 de maio de 2020 às 11:49
Compartilhe a notícia:
Nayra Halm/Fvimagem
Gabigol foi o nome do jogo, com dois gols marcados
Gabigol foi o nome do jogo, com dois gols marcados

RIO (OREPORTER.COM) - Ele deixou tudo para o final. Após momentos dramáticos, o Flamengo parecia que iria ficar sem poder levar o troféu para casa. Mas Gabigol aparaceu nos últimos instantes do segundo tempo, marcou dois gols e deu o título para o Flamengo com vitória por 2 a 1 sobre o River Plate. No Estádio Monumental, em Lima, no Peru, o time carioca volta a conquistar a Taça Libertadores da América após 38 anos.

A partida começou com o Flamengo conduzindo as bolas ao ataque, mas o River passou a gostar mais do jogo e ofereceu perigo até abrir o placar. Aos 14 minutos, Borré viu espaço na área, soltou o chute e colocou o time argentino na dianteira do marcador.

Mesmo em desvantagem, o Flamengo não conseguia encaixar boas jogadas. A equipe argentina saía com frequência ao ataque e se recompunha na defesa quando o rubro-negro tentava pressionar. O nervosismo do time carioca era envidente, com erros de passe que prejudicavam a construção das tentativas de gol.

Aos 36, o River Plate quase fez o segundo. Após troca de passes, Palacios soltou o chute na entrada da área e ficou eprto de ampliar para a equipe argentina. Os Millonarios seguiram com superioridade e levaram a vantagem para o intervalo.

Na segunda etapa, o Flamengo acordou para a partida. A primeira grande chance veio aos 11 minutos, quando Bruno Henrique cruzou rasteiro para Gabigol, que chutou em cima da defesa. Everton Ribeiro pegou a sobra, mas parou no goleiro Armani.

O River Plate ainda voltou a dar perigo para o Flamengo. Aos 22, Nacho mandou o chute e deixou a redonda perto da meta. 

Do lado rubro-negro, Jorge Jesus teve que botar o time para a frente. No lugar de Gerson, Diego apareceu aos 30, ao tocar para Gabigol. A bola ficou com Everton Ribeiro, que cruzou para Arrascaeta errar o voleio. Diego ainda ficou com a sobra, mas isolou.

A reta final foi tensa. Palácios tentou aos 35, com um chute rasteiro para fora. Mas foi aos 43 minutos que brilhou a estrela de Gabigol. O atacante do Flamengo recebeu um cruzamento rasteiro de Arrascaeta e ficou livre para empatar. 

Aos 46, veio a virada. Gabigol recebeu a bola dentro da área e finalizou, garantindo o título do Flamengo na Libertadores.


Flamengo campeão da Libertadores (Foto: Nayra Halm/FvImagem)

Campeão

O Flamengo leva o segundo título da Libertadores em sua história, sendo o primeiro em 1981. A equipe rubro-negra terá, no fim deste ano, o Mundial de Clubes pela frente, cuirosamente tendo o Liverpool, como um dos possíveis adversários caso avance para a decisão. Curiosamente,  o time inglês enfrentou o Flamengo na decisão de 38 anos atrás.

Além disso, o Flamengo pode ser campeão brasileiro sem jogar neste domingo, caso o Palmeiras tropece na rodada. A festa do título será na manhã do mesmo dia, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-BRA 2 X 1 RIVER PLATE-ARG

Local: Estádio Monumental, em Lima (Peru)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
Cartões amarelos: Pablo Marí, Rafinha (FLA); Milton Casco, Matías Suárez, Enzo Pérez (RIV)
Cartões vermelhos: Gabriel Barbosa (FLA); Palacios (RIV)

Gols: Gabriel Barbosa (2) (FLA); Borré (RIV)

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Filipe Luís; Willian Arão (Vitinho), Gerson (Diego), De Arrascaeta (Piris da Motta) e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Jesus

RIVER PLATE: Franco Armani, Gonzalo Montiel, Martínez Quarta, Javier Pinola e Milton Casco (Paulo Díaz); Enzo Pérez, Nacho Fernández (Julián Álvarez), Exequiel Palacios e De la Cruz; Rafael Borré (Lucas Pratto) e Matías Suárez. Técnico: Marcelo Gallardo

Últimas de Esportes