O Repórter

Funarte lança na Internet o espetáculo

Por OREPORTER.COM
14 de junho de 2021 às 21:09
Atualizada em 14 de junho de 2021 às 21:11
Compartilhe a notícia:
fotos: divulgação
Espetáculo da Região Norte Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas do Tocantins
Espetáculo da Região Norte Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas do Tocantins

RIO (OREPORTER.COM) - A Fundação Nacional de Artes - Funarte estreia nesta quarta-feira(16), às 20h, na Internet, o Festival Funarte Acessibilidança.

O espetáculo conta com companhias de dança da Região Norte que vão apresentar o talento e a diversidade local em vídeos com audiodescrição e Libras.

As montagens Lua de Mel, de Tocantins; Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, de Rondônia; e Solatium, do Amazonas, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube neste mês de junho. Os projetos contemplados nas demais regiões do país serão exibidos em breve.

O Festival Funarte Acessibilidança foi criado em 2020, onde foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos que promovem o acesso à cultura para todos.

O coordenador de Dança da Fundação, Fabiano Carneiro, ressalta a importância de levar essa linguagem artística à população durante o período de distanciamento social.

"Estamos estreando este projeto inédito com foco na acessibilidade e na inclusão. Ao longo dos próximos meses, serão apresentados espetáculos de dança das cinco regiões do Brasil, plenamente acessíveis ao público, contemplando uma enorme diversidade na sua programação", pontua o coordenador.

A agenda do Festival começa no dia 16 de junho, com Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas, de Tocantins. A montagem de dança conta a história de um casal de palhaços que, após o seu casamento, saem em lua de mel, mas nada flui como o esperado. As aventuras que vêm em seguida fazem com que eles descubram que o amor e a palhaçada são os melhores antídotos para as dificuldades da vida.

Já o Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo, de Rondônia, apresenta Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, no dia 23 de junho. Danças afro-brasileiras como o maculelê, o jongo e a capoeira configuram uma montagem repleta de música, energia e alegria.

Espetáculo da Região Norte. Maculelê-Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo.

O espetáculo busca contribuir para a preservação e a valorização da cultura afro-brasileira, por meio do resgate do valor da herança cultural ligada à dança do maculelê.

Para encerrar a agenda do mês de junho, no dia 30, o Corpo de Dança do Amazonas apresenta o espetáculo Solatium. O diretor da montagem, Mário Nascimento, destaca que o título da obra, em latim, significa solaz, palavra associada a termos como divertimento e consolação.

Espetáculo da Região Norte. Solatium do Corpo de Dança do Amazonas.

"O espetáculo de dança é consolador, traz alegria e descontração. Assim como a música utilizada na montagem: um divertimento, em que Mozart faz uma ode ao ato de brincar", explica o diretor.

Mensalmente, serão exibidos os espetáculos premiados de cada uma das cinco regiões do Brasil, por meio do canal da Fundação no YouTube.

As ações também serão divulgadas no Portal da instituição e nas redes sociais da Funarte.

Últimas de Cultura