O Repórter

Grande Rio traz mensagem de respeito às diferenças ao falar sobre o candomblé

Por Rafael Max
24 de fevereiro de 2020 às 04:11
Atualizada em 24 de fevereiro de 2020 às 04:53
Compartilhe a notícia:
Raphael David/Riotur
A Grande Rio passou a sua mensagem na Sapucaí
A Grande Rio passou a sua mensagem na Sapucaí

RIO (OREPORTER.COM) - A Acadêmicos do Grande Rio, com o enredo “Tata Londirá. O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”, contou a história de Joãozinho da Goméia, um conhecido pai de santo que nasceu na Bahia, e é considerado um dos mais famosos líderes religiosos do Brasil. O personagem principal do enredo da agremiação de Caxias, teve que superar os preconceitos e as barreiras por ser negro, homossexual, e pelo seu posicionamento religioso. Mas nada impediu o babalorixá Joãozinho da Goméia de disseminar a sua fé, atendendo em seu terreiro milhares de pessoas, dentre os quais ele realizou consultas à grandes nomes do mundo artístico e da política.   

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Londero Bora retrataram na Sapucaí a vida dessa figura múltipla, que além de ser um dos mais famosos babalorixás atuou em filmes e foi um exímio bailarino.  Joãzinho era um apaixonado pelo carnaval, participou de desfiles de fantasias, e chegou a desfilar em três grandes escolas do carnaval carioca que tinham as cores de seu orixá, o verde e o branco: Império da Tijuca, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense. 

A escola de Caxias se transformou num grande e imenso quilombo, apresentou um desfile que transcorreu animadíssimo, e trouxe um olhar para o nosso passado e para o legado de um líder negro, homossexual e nordestino, bailarino que ousou dançar com o poder à ele instituído e, que enfrentou de peito aberto os preconceitos contra a intolerância religiosa, bandeira levantada por esse fervoroso devoto de São Jorge e filho de Oxóssi.

Na Sapucaí, a Grande Rio tenta retornar ao desfile das campeãs após ficar de fora do ano passado. A agremiação de Duque de Caxias ficou em nono lugar no ano passado após ter enfrentado um rebaixamento em 2018 – a escola só não disputou a Série A por causa de uma virada de mesa. 

A escola aposta em um samba que ficou na ponta da língua de público e componentes. No entanto, a Grande Rio passou sem aparentar grande impacto visual, o que pode dificultar a vida da tricolor duquecaxiense. A agremiação conta com a sorte na apuração da quarta-feira de cinzas.


Foto: Rafael Max/OReporter.com

Carnaval 2020

Fique por dentro das notícias do Carnaval 2020 seguindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook , no Instagram e no Twitter.

Você também pode falar conosco pelo nosso WhatsappOREPORTER.COM, Informação de verdade na Internet.

Últimas de Carnaval Brasil