O Repórter

Há dez anos, Flamengo celebrava o hexa no Campeonato Brasileiro

Por Rafael Max
06 de dezembro de 2019 às 19:55
Atualizada em 21 de abril de 2020 às 13:42
Compartilhe a notícia:
Arquivo/Vipcomm
Ronaldo Angelim fez o gol do título do Flamengo
Ronaldo Angelim fez o gol do título do Flamengo

RIO (OREPORTER.COM) - Há dez anos, o Flamengo conquistava pela sexta vez o título do Campeonato Brasileiro. Foi no dia 6 de dezembro de 2009 que veio tão famoso gol de Ronaldo Angelim, que garantiu o título da competição na partida do Grêmio no Maracanã.

Fazia 17 anos que o rubro-negro não levantava uma taça de campeão brasileiro - o último havia sido em 1992. A conquista colocou na história nomes como Petkovic, Ronaldo Angelim, Léo Moura e Adriano, que se tornou grande símbolo da campanha rubro-negra.

No momento em que o Flamengo celebra o seu sétimo troféu, relembre como estava o clube e o Brasileirão há dez anos.

1 - Longe de ser favorito

O Flamengo começou 2009 como campeão carioca, terceiro título seguido daquela disputa. O Brasileirão, porém, aparentava ser uma missão difícil para o rubro-negro, que nem era considerado como candidato ao título nacional.

O favorito da vez era o Palmeiras, que chegou a ficar 17 rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro. Na época, o Verdão havia trazido Muricy Ramalho, tricampeão com o São Paulo entre 2006-08. O treinador, porém, não conseguiu levar o alviverde à conquista. A equipe perdeu força na reta final da temporada e amargou uma quinta posição, ficando fora até mesmo da zona de classificação da Libertadores. Portanto, a disputa pela taça ficou entre Flamengo, São Paulo e Internacional. 

2 - A arrancada

Você sabe onde o Flamengo estava faltando 17 rodadas para o fim da competição? Já com a segunda metade do Brasileirão em andamento, o rubro-negro era o 14º colocado na tabela e tinha uma distância de 13 pontos diante do então líder Palmeiras.

O jornal O Estado de S. Paulo relata que o rubro-negro fez quatro vitórias e três empates em seguida. Já os rivais, começaram a tropeçar. Como muitos diziam na época: "Ninguém quer ser campeão brasileiro"

Na 28ª rodada, o Flamengo encarou o São Paulo e venceu por 2 a 1. Em seguida, foi a vez de enfrentar o Palmeiras, vencendo por 2 a 0. O rubro-negro entrou no G-4 ao derrotar o Santos por 1 a 0, na 33ª rodada. A liderança só veio na penúltima rodada, ajudado por um tropeço do São Paulo sobre o Náutico.

3 - As contratações

Adriano Leite Ribeiro, ou o "Imperador", era uma das revelações das categorias de base do Flamengo. Consagrou-se na Itália, mas estava em crise com a Internazionale de Milão. Em abril 2009, ele simplesmente abandonou os treinos no clube italiano e passou a ser considerado como desaparecido. Até mesmo boatos sobre sua morte começaram a aparecer. Mas ele estava na comunidade da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, com a família. 

O jogado se pronunciou e disse que queria dar um tempo na carreira. A rescisão de contrato com a Internazionale foi anunciada em 24 de abril. Mas Adriano não ficou longe dos gramados por muito tempo e acertou com o Flamengo em 6 de maio. Tempo necessário para se destacar pelo rubro-negro e marcar 19 gols, empatando na artilharia com Diego Tardelli, do Atlético-MG.


Em 2009, Adriano acertou um retorno ao Flamengo (Foto: Arquivo/Vipcomm)

A campanha de 2009 também contou com outro nome que traz boas lembranças ao torcedor. Autor do gol do título carioca de 2001, Petkovic retornou ao Flamengo sob desconfiança. Com 37 anos e vindo de passagens não tão destacadas por Goiás, Santos e Atlético-MG, o sérvio só acertou com o rubro-negro através de um acordo para diminuir uma dívida que o clube tinha com o jogador. Surpreendendo muita gente, o gringo foi o maestro do meio de campo rubro-negro, conduzindo o time ao título.

3 - O treinador

Quem comandava o rubro-negro era Cuca, responsável por ter levado o Flamengo ao título do Campeonato Carioca daquele ano. No entanto, o começo do treinador no Campeonato Brasileiro não foi nada satisfatório. O treinador acabou demitido em 23 de julho, após um empate de 1 a 1 diante do Barueri, no Maracanã. A torcida, insatisfeita com os maus resultados, gritou "Adeus, Cuca", prenunciando qual seria o destino do treinador.

A solução acabou sendo caseira. Auxiliar técnico e interino em outras oportunidades, Andrade comandou o rubro-negro em duas partidas de maneira provisória. Mas os bons resultados fizeram com que a diretoria do rubro-negro optasse em efetivar o treinador.

Andrade trazia boas lembranças ao torcedor por ter participado da conquista do Mundial de Clubes de 1981. Com o título de 2009, acabou sendo premiado como melhor técnico daquela edição do Campeonato Brasileiro.

4 - O jogo do título

Internacional e Flamengo chegaram na última rodada como candidatos ao título. O colorado precisava vencer o Santo André e torcer por uma vitória do rival Grêmio em cima do Flamengo em pleno Maracanã. Curiosamente, o Tricolor Gaúcho já estava praticamente de férias e optou por levar uma equipe reserva para a última rodada, pois não tinha mais chances de garantir uma vaga na Libertadores do ano seguinte.

E a situação chegou a estar favorável ao Internacional, que vencia por 4 a 1 diante da equipe paulista, precisando apenas da "colaboração" do Tricolor Gaúcho. No Maracanã, Roberson abriu o placar para o Grêmio aos 21 minutos, após escanteio cobrado por Douglas Costa (o mesmo que, hoje, joga no futebol italiano e é figura frequente na seleção brasileira). 

A vantagem do Grêmio, porém, não durou muito. Aos 29, David aproveitou o cruzamento e deixou tudo igual no Maracanã.

O resultado ainda não era suficiente para que o Flamengo conquistasse o título do Campeonato Brasileiro. Mas, aos 24 minutos da segunda etapa, Ronaldo Angelim acertou uma cabeçada após escanteio de Petkovic e garantiu o troféu para o rubro-negro.

5 - O time campeão

Foi assim que Andrade escalou o Flamengo para a última rodada:

 

Últimas de Esportes