O Repórter

Impasse por construção de estrutura temporária pode tirar estádio Beira-Rio da Copa do Mundo

Por Redação 2
14 de fevereiro de 2014 às 13:20
Atualizada em 14 de fevereiro de 2014 às 08:00
Compartilhe a notícia:
Julio Avila
Em reforma desde dezembro de 2012, Beira-Rio pode ficar de fora da Copa por impasse financeiro
Em reforma desde dezembro de 2012, Beira-Rio pode ficar de fora da Copa por impasse financeiro

PORTO ALEGRE (O REPÓRTER) - O sul do país pode ficar de fora da Copa do Mundo de 2014. Depois da possibilidade de a Arena da Baixada, em Curitiba, não ficar pronta a tempo de sediar jogos do Mundial, a FIFA pode ter uma nova dor de cabeça, desta vez, vinda da capital gaúcha. 

O estádio escolhido como sede do Rio Grande do Sul para sediar jogos da Copa é o Beira-Rio, a casa do Internacional. Após uma grande reforma, o novo gigante está pronto, restando apenas a liberação do Corpo de Bombeiros para receber sua primeira partida nesta nova fase. No entanto, alguns detalhes ainda impedem essa liberação provisória. Nada que não seja possível providenciar e resolver bem antes da abertura da Copa do Mundo. A expectativa é de reabertura já neste sábado (15), em jogo válido pelo Campeonato Gaúcho, desde que as condições impostas pela corporação sejam atendidas. 

O que está causando um impasse entre o clube gaúcho e as autoridades políticas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul fica, ou deveria ficar, do lado de fora do estádio. A direção colorada entende que não deve arcar com os custos da construção de estruturas temporárias no entorno do Beira-Rio, estimado entre R$20 milhões e R$30 milhões, que abrigariam o staff da Fifa e a imprensa. Embora o Inter tenha se comprometido a financiar as construções, quando da assinatura do contrato em 2009, a diretoria considera os valores muito altos e cita outros locais, já disponibilizados pelo clube, para receber instalações durante a competição:

"Existe o risco de perdermos a Copa e ele não é pequeno. O Internacional vai ceder gratuitamente o Gigantinho, o Centro de Eventos e também o edifício garagem. As lojas do estádio também foram cedidas. O Inter entende que deu uma contribuição extraordinária", afirmou o presidente do clube, Giovanni Luigi, em entrevista à Rádio Gaúcha

Uma reunião entre os dirigentes do Inter e os representantes dos governos do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre deve acontecer na próxima semana. Os jogos programados para o Beira-Rio durante a Copa do Mundo são: França x Honduras; Austrália x Holanda; Coreia do Sul x Argélia e Nigéria x Argentina, todos na fase de grupos, além de uma partida das oitavas de final.

Últimas de Esportes