Sexta, 18 de Outubro de 2019

O Repórter

Imperatriz se livra do rebaixamento; Jorge Castanheira deixa o comando da Liesa

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 03 de junho de 2019 às 22:52
Rafael Max/OReporter.com/Arquivo
A Imperatriz Leopoldinense desfilou no carnaval 2019

RIO (OREPORTER.COM) - Pelo terceiro ano seguido, uma virada de mesa acontece no carnaval carioca. Dessa vez quem se livrou do rebaixamento foi a Imperatriz Leopoldinense, penúltima colocada do Grupo Especial. Lanterna da disputa, a Império Serrano não foi beneficiada.

As escolas de samba filiadas à Liesa realizaram plenária nesta segunda-feira para decidir sobre o assunto.  Beija-flor, Viradouro, Vila Isabel, Mangueira e Portela votaram a favor do rebaixamento, mas São Clemente, Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, Grande Rio, União da Ilha, Salgueiro, Mocidade e Unidos da Tijuca  preferiram por livrar a verde e branco da queda. A Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano  não tiveram poder de voto.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Castanheira, não concordou com a decisão. Ele informou que está de saída do comando do órgão.

À imprensa, Castanheira lembrou que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para não haver mais viradas de mesa no carnaval carioca. Segundo o dirigente, as pautsas da plenária eram contas de 2019 e do orçamento para o ano que vem, mas o assunto Imperatriz Leopoldinense entrou na pauta por causa das dificuldades do grupo de acesso.

Foi o terceiro ano consecutivo que um rebaixamento foi anulado. Em 2017, a Paraíso do Tuiuti não caiu após os incidentes ocorridos na Passarela do Samba envolvendo a última colocada e a Unidos da Tijuca, que acabou ficando em penúltimo. Já em 2018, as escolas impediram o rebaixamento de Grande Rio e Império Serrano alegando dificuldades em relação à subvenção municipal. Tanto no ano passado quanto neste ano era previsto o rebaixamento de duas escolas por causa do aumento de agremiações.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: