Sábado, 04 de Abril de 2020

O Repórter

Inocentes de Belford Roxo levanta a Sapucaí com desfile sobre a jogadora Marta

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 23 de fevereiro de 2020 às 00:37 (Atualizada em 23 de fevereiro de 2020 às 01:18)
Gabriel Monteiro/Riotur
Marta foi a grande estrela da Inocentes de Belford Roxo

RIO (OREPORTER.COM) - Segunda escola a desfilar pela Séria A na noite deste sábado de carnaval, a Inocentes de Belford Roxo trouxe para a Sapucaí um enredo que homenageou a atleta da seleção de futebol feminino, Marta Vieira da Silva. A proposta da agremiação da Baixada Fluminense novamente abordou em sua apresentação a história de mais uma notável guerreira nordestina.

Com o samba “Marta do Brasil – Chorar no começo para rir no fim” o Carnavalesco Jorge Caribé, mostrou a determinação e a superação desta atleta tão queria pelos brasileiros. A agremiação mostrou na avenida a história de superação de Marta, o desfie foi um passeio pela vida da atleta, desde a infância sofrida até os dias de glória.

A Inocentes de Belford Roxo, teve como intenção trazer o tema de superação da mulher nordestina, e enfatizou a quebra de paradigmas de que uma mulher pode fazer o mesmo trabalho que o homem e ser bem-sucedida. O enredo é visivelmente uma ferramenta de luta contra o preconceito de gênero, ainda tão presente em nosso país.

O presidente Reginaldo Gomes e a diretoria da escola, buscaram refletir em seu desfile o quão prejudicial é o machismo, que está enraizado fortemente não somente no esporte, mas em nossa sociedade e cultura. A Agremiação trouxe através do seu desfile, o cenário de luta que a homenageada enfrentou ainda criança, pois teve que desbravar uma área que antes era totalmente dominada por homens. 

Outro ponto tradado pela escola foi uma crítica direta à questão de investimento que permeiam as carreiras femininas, e tratando-se da homenageada, a Inocentes enfatizou o baixo investimento e a falta de interesse dos líderes futebolísticos brasileiros. A Tricolor mostrou o preconceito e a fata de compreensão sofrida por Marta, filha deste chão, mulher brasileira de muita garra que precisou trocar a sua nação por outras, para ser de fato reconhecida pelo talento que possuí.


A mulher e o futebol foram retratados no desfile da Inocentes (Foto: Rafael Max/OReporter.com)

O enredo trouxe a reflexão de que o Brasil é para as mulheres que se atrevem, que lutam contra essa padronização sobre o ser homem e o ser mulher. Através da problematização da padronização da atual sociedade brasileira, a escola focou na ditadura não declarada sobre a orientação de gênero para que uma mulher tenha sucesso ou fracasso profissional. 

Ao contar a história da rainha do futebol feminino brasileiro, a Inocentes de Belford Roxo passeou sobre a difícil infância, mas também fez questão de enfatizar as vitórias desta mulher guerreira e de fibra, que conquistou por cinco vezes consecutivas o prêmio de melhor jogadora do mundo, marca jamais alcançada por um homem, títulos que serviram para confirmar que Marta é não somente uma ótima jogadora da seleção brasileira, mas sim, uma verdadeira estrela do futebol mundial.

Assim como a jogadora, a escola de Belford Roxo, buscou em seu desfile enaltecer e valorizar as mulheres. O enredo enfatizou, não apenas a valorização do empoderamento feminino, mas também a luta contra o preconceito às mulheres, que diariamente buscam direitos iguais, e equiparação salarial por realizarem os mesmos trabalhos que os homens. 


Inocentes de Belford Roxo na Sapucaí (Foto: Giancarlo Franco/OReporter.com)

 

A cúpula da Inocentes buscou mostrar na Sapucaí, que assim como a homenageada Marta superou tantos obstáculos até a sua consagração, a escola também foi capaz de superar os obstáculos enfrentados para a realização do Carnaval 2020. Para isso, apostou num enredo de forte apelo popular, repetindo o que aconteceu quando a agremiação da Baixada Fluminense levou um desfile sobre os Mamonas Assassinas, grupo de bastante sucesso nos anos 1990. E a fórmula deu bastante certo, fazendo o público vibrar com a presença de Marta no Sambódromo.

A Inocentes de Belford Roxo veio com um desfile de boa qualidade e bem fácil de atender, trazendo os elementos da cultura nordestina e muito futebol nas alas e alegorias. Outro destaque ficou com os componentes, que buscaram levantar a voz para ecoar o samba na Avenida. Na pior das hipóteses, a agremiação da Baixada Fluminense não deve levar grandes sustos,  garantindo mais um ano na Série A. (*colaboraram Rafael Max e Jaqueline Araújo)


A Inocentes de Belford Roxo trouxe bastante futebol para a Aveida (Foto: Giancarlo Franco/OReporter.com)

Carnaval 2020

Fique por dentro das notícias do Carnaval 2020 seguindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook , no Instagram e no Twitter.

Você também pode falar conosco pelo nosso WhatsappOREPORTER.COM, Informação de verdade na Internet.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: