O Repórter

Inverno no Rio de Janeiro será com menos dias frios

Por Rafael Max
20 de junho de 2019 às 21:30
Atualizada em 21 de junho de 2019 às 09:08
Compartilhe a notícia:
Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
O inverno costuma trazer frio, mas o período será menor em 2019
O inverno costuma trazer frio, mas o período será menor em 2019

RIO (OREPORTER.COM) - O inverno chega ao hemisfério sul nesta sexta-feira (21), às 12h45. Para quem espera tempo mais frio, a possibilidade é que seja de períodos mais curtos do que nos anos anteriores. Tudo por causa de fenômenos atmosféricos que impedem a formação de ondas de temperaturas mais baixas.

De acordo com a meteorologista Graziela Gonçalves, do instituto Climatempo, o outono teve temperaturas acima da média. Além disso, o hemisfério está sob o fenômeno El Niño, provocando aquecimento próximo à linha do Equador. Mesmo já estando em um período cujo aquecimento não seja tão expressivo, isso ainda não descaracterizou o fenônemo. Tanto que a tendência será um inverno de viés aquecido, com chuvas mais ao Sul e tempo seco no Nordeste.

Ainda segundo a meteorologista, o período de frio terá menor número de dias. As temperaturas mais baixas devem ganhar intensidade a partir de julho.

"Não é que o frio vai durar uma grande quantidade de dias. Podemos ter um pouco mais de ondas de frio acontecendo, seria o mês mais frio do inverno. A probabilidade de ondas de frio deve acontecer em julho", disse.

E a tendência deve ser a mesma para o Rio de Janeiro. "É frio de curta duração, depois volta a ter temperaturas mais altas. Não consegue se manter por uma grande quantidade de tempo. Vai ser um evento mais singular para essas temperaturas abaixo desses 14°C. No geral, temperaturas acima da média", afirmou a meteorologista.

Sobre a temperatura na Região Serrana, Graziela destacou que, apesar de haver temperaturas mais baixas, deve repetir a tendência em todo o estado. "É uma região que sempre tem quedas de temperaturas, mas, como estamos no El Nino, a tendência é que não vai ser o frio o tempo todo. No mês de agosto e setembro, serão meses mais brandos. Essa é a tendência para praticamente todo o estado", apontou.

Sobre as ondas de frio que acontecem principalmente em Itatiaia, no Sul Fluminense, a meteorologista explicou que poderá haver períodos com temperaturas mais baixas, porém com menor número de dias.

"Vai ter frio, sim. Quando vem as ondas de frio, a temperatura cai bastante. Só que existe a possibilidade de a gente ter dias prolongados com tempo mais agradável. A partir de agosto, as ondas de frio vão diminuindo mais e a temperatura volta a subir. Quando a onda de frio entrar, ela cai com tudo. Depois, a temperatura volta a subir e fica mais ameno", contou.

O inverno se estenderá nos próximos três meses, até a chegada da primavera, no dia 23 de setembro.

Ouça a matéria:

(em dispositivos móveis, dê a preferência na opção "ouvir no navegador")

Últimas de Rio