O Repórter

Itália disputará vaga na Copa do Mundo na repescagem

Azzurra não conseguiu vencer a Irlanda do Norte

Por OREPORTER.COM
15 de novembro de 2021 às 18:53
Atualizada em 15 de novembro de 2021 às 18:55
Compartilhe a notícia:
EPA
Ítalo-brasileiro Jorginho em ação contra a Irlanda do Norte
Ítalo-brasileiro Jorginho em ação contra a Irlanda do Norte

SÃO PAULO (ANSA) - Atual campeã europeia, a Itália terá de disputar a repescagem para chegar à Copa do Mundo de 2022.

Com um futebol burocrático, a Azzurra apenas empatou em 0 a 0 com a Irlanda do Norte em Belfast e viu a Suíça, que derrotou a Bulgária em Lucerna por 3 a 0, carimbar o passaporte para o Catar na liderança do grupo C das Eliminatórias da Uefa.

Em uma chave que ainda tinha a Lituânia, a Itália terminou sua campanha invicta, mas três empates depois do título da Eurocopa (dois com a Suíça e um com a Bulgária) a fizeram chegar pressionada na última rodada.

A Azzurra entrou em campo com Tonali e Berardi como novidades nos lugares de Locatelli e Belotti, mas as alterações não desfizeram a má impressão deixada no empate por 1 a 1 com a Suíça em Roma, na semana passada.

A Itália dominou as ações durante toda a partida, mas foi pouco incisiva e não exigiu grandes defesas do goleiro norte-irlandês.

A Suíça encerrou o grupo C com 18 pontos, dois a mais que a Azzurra, que se junta a Portugal, Suécia, Escócia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte na repescagem.

Esse grupo ainda pode ganhar nesta terça-feira (16) o acréscimo da tradicional Holanda ou da Noruega de Haaland. A repescagem das Eliminatórias da Uefa terá um formato diferente: em vez de cinco confrontos em ida e volta entre 10 times, serão 12 países em busca de três vagas.

Além dos 10 segundos colocados na fase de grupos, disputarão a repescagem duas seleções provenientes da Liga das Nações. Seis confrontos em jogo único na semifinal definirão os três duelos decisivos, também só de ida.

A Itália perdeu a vaga na Copa de 2018 para a Suécia na repescagem e, antes disso, já vinha de eliminações nas fases de grupos nos mundiais de 2010 e 2014. No entanto, o título da Eurocopa em julho passado e o alto nível de futebol apresentado haviam credenciado a Azzurra como candidata ao penta em 2022.

Até o momento, já estão garantidos no Catar, além da seleção anfitriã: Alemanha, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Sérvia e Suíça.

Últimas de Futebol