O Repórter

Itália resgata 430 pessoas de pesqueiro encalhado

País vive recrudescimento na crise humanitária no Mediterrâneo

Por OREPORTER.COM
10 de novembro de 2021 às 07:48
Atualizada em 10 de novembro de 2021 às 10:09
Compartilhe a notícia:
Ansa
Migrantes resgatados em Pozzallo, sul da Itália
Migrantes resgatados em Pozzallo, sul da Itália

PALERMO (ANSA) - A Itália concluiu na madrugada desta quarta-feira (10) o resgate de 430 pessoas, incluindo 13 menores de idade, que estavam a bordo de um pesqueiro encalhado nos arredores do Porto de Pozzallo, no sul do país.

A operação de socorro foi realizada com embarcações e agentes da Capitania dos Portos, da Guarda de Finanças, da Polícia de Estado e da Arma dos Carabineiros e terminou por volta de 2h da madrugada.

Todos os migrantes apresentam bom estado de saúde e foram levados a um ginásio em Pozzallo para controles sanitários anti-Covid. Após a conclusão dos exames, o grupo deve ser colocado em um navio de quarentena na costa da Sicília.

Ainda não se sabe a origem dos deslocados internacionais que estavam no pesqueiro. A Itália vive um momento de recrudescimento na crise migratória no Mediterrâneo e já recebeu 56.618 deslocados internacionais por via marítima em 2021, crescimento de 85% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério do Interior.

Os principais países de origem são Tunísia (14.562), Bangladesh (6.455), Egito (6.347), Irã (3.398) e Costa do Marfim (3.196).

Geralmente, esses migrantes usam a Itália apenas como porta de entrada na União Europeia e depois seguem para países mais ao norte, como a Alemanha.

Ainda assim, o governo italiano cobra dos outros Estados-membros da UE políticas eficientes para redistribuir os migrantes que chegam diariamente ao seu litoral.

Últimas de Mundo