Quarta, 20 de Novembro de 2019

O Repórter

Jiraiya completa 30 anos no Brasil; saiba 18 fatos e curiosidades sobre a série

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Rafael Max - 02 de outubro de 2019 às 19:30 (Atualizada em 09 de novembro de 2019 às 00:10)
Reprodução
Jiraiya fez sucesso no Brasil

RIO (OREPORTER.COM) - Neste dia, mas há 30 anos, o seriado japonês "Jiraiya" chegava ao Brasil. As aventuras do incrível ninja invadiam a grade de programação da extinta Rede Manchete, fazendo com que o herói fizesse sucesso até hoje.

Assim como Jaspion, o ninja Jiraiya acabou se tornando um dos símbolos da "invasão japonesa" nas emissoras de televisão durante as décadas de 1980 e 1990. 

Para quem não conhece o seriado, leia algumas curiosidades sobre o ninja japonês mais famoso do Brasil:

1 - "Sekai Ninja Sen Jiraiya" (ou "Jiraiya, o Incrível Ninja") estreou no Japão em 24  de janeiro de 1988, mas só chegou ao Brasil em 2 de outubro de 1989.

2 - Jiraiya foi a sétima série da franquia Metal Hero, os heróis de metal da Toei. Ela veio depois de Gavan (1982), Sharivan (1983), Shaider (1984), Jaspion (1985), Spielvan (1986) e Metalder (1987), sendo que a ordem de exibição não foi a mesma para os brasileiros. Na época em que Jiraiya chegou ao Brasil, apenas Jaspion havia sido exibido por aqui.

3 - Jiraiya foi uma tentativa da Toei em variar um pouco o gênero Metal Hero. Os seriados anteriores tinham em comum o uso de naves e aparatos tecnológicos, enquanto que Jiraiya tinha o combate corporal e a sua Espada Olímpica como principais habilidades.


Jiraiya e a sua Espada Olímpica (Foto: Reprodução)

4 - Jiraiya conta a história de Touha Yamashi (Takumi Tsuitsui). Ele foi adotado pelo mestre ninja Tetsuzan Yamashi (Masaaki Hatsumi) e se tornou o 35º representante do clã dos Togakuri, recebendo a armadura e a identidade Jiraiya. 

5 -  Os Yamashi acabam entrando em conflito com a Família de Feticeiros por estar em posse da metade de uma placa que está a inscrição sobre o paradeiro de Pako, uma cápsula alienígena de energia. A outra metade foi levada por Oninin Dokusai, que passou a liderar o clã rival.

6 - A Família de Feiticeiros é composta por Dokusai, sua filha Benikiba, especialista em disfarces; e seu filho adotivo Retsuga, que protagoniza várias lutas contra Jiraiya. Como aliados eles têm os Ninjas Pássaros Karasutengus, que são seus soldados, e o Império dos Ninjas, guerreiros dos mais diversos tipos e nacionalidades que também procuram por Pako. No decorrer da história, alguns ninjas do Império acabam se aliando a Jiraiya. 


Retsuga, Dokusai e Benikiba

7 - Jiraiya tem ao seu lado sua irmã Kei Yamashi (Megumi Sekiguchi), uma adolescente que busca aprender a arte ninja e que também ganha uma armadura branca, adotando a identidade Himenin Emiha. O irmão mais novo é Manabu Yamashi (Takumi Hashimoto), um garoto de oito anos que também ajuda Jiraiya em algumas situações. Outra parceira de batalhas é Rei Yagyu (Tomoko Taya), que luta com um pequeno capacete durante a série.


Os personagens Tetsuzan, Kei, Manabu e Touha (Foto: Reprodução)

8 - Jiraiya foi a jogada da gravadora carioca Top Tape para entrar no mercado de distribuição de vídeo. A empresa era conhecida, nos anos 1960 e 1970, por editar discos de sambas-enredo e de música black. Junto com Jiraiya também chegou "Lion Man", um seriado de 1973 ambientado no Japão Feudal.

9 -  Por causa do conhecimento da Top Tape no mercado fonográfico que a empresa apostou em lançar um tema de abertura em português. A música, de acordo com o disco lançado, foi cantada por Renato Ladeira e Ronaldo Barcellos.


A trilha de Jiraiya foi lançada em LP (Foto: Reprodução)

10 - Assim como Jaspion, Jiraiya ganhou brinquedos e uma revista em quadrinhos lançada pela editora Ebal.

11 - A partir do episódio 37,  os Feiticeiros ganham o reforço de Aracnin Morgana. Ela é interpretada por Machiko Soga, que também foi a Rainha Pandora de "Spielvan" (1986) e a Bruxa Bandora de "Zyuranger" (1992). Este último papel serviu como base para a Rita Repulsa em "Mighy Morphin Power Rangers" (1993), onde toda a participação dela foi dublada em inglês para a adaptação norte-americana. Soga, falecida em 2006, acumulou vários papeis em seriados tokusatsu, principalmente interpretando vilãs. 


Machiko Soga como Aracnin Morgana e como Rita Repulsa

12 - Takumi Hashimoto, o Manabu, também fez parte de "Zyuranger". Ele era o Boy, o herói que usava o uniforme do Tiger Ranger, o amarelo do seriado.

 
Takumi com o capacete do Tiger Ranger (Foto: Reprodução)

13 - Megumi Sekiguti, a Kei, deixou a carreira artística em 1992 e não dá mais às caras desde então. 

14  - Já Takumi Tsuitsui talvez seja o ator de tokusatsu que mais fez aparições no Brasil. Sua visita mais recente foi em 2019, durante o Anime Friends, em São Paulo. Em relação à carreira artística, ator ainda voltou a interpretar Touha Yamashi em 2015, quando fez uma participação na série "Ninninger", outra produção de temática ninja e que serviu como base para "Power Rangers Ninja Steel" (2017).


Takumi Tsutsui em "Ninninger" (Foto: Reprodução)

15 - Mas o personagem Jiraiya não deixou de aparecer outras vezes. No filme "Super Hero Taisen Z" (2013), em que há a presença de vários heróis do gênero, a armadura do ninja teve uma aparição bem rápida na trama. Em 2018, o filme "Kyuranger vs Space Squad" trouxe a armadura de Jiraiya agora na posse do 36º sucessor de Togakuri. Inclusive há uma cena do Jiraiya junto com o metal hero Shaider. Todos esses filmes, infelizmente, não foram lançados no Brasil.


Shaider e Jiraiya em "Kyuranger vs Space Squad" (Foto: Reprodução)

16 - "Space Squad" é a tentativa da Toei em fazer um universo cinematográfico próprio, reunindo os mais diversos personagens de seu catálogo. Algumas novas versões dos vilões de Jiraiya também apareceram em outros longas, como a Benikiba em "Gavan vs Dekaranger" (2017) e o Space Ninja Demost, que apareceu em vários episódios de Jiraiya e ganhou uma versão repaginada em "Kyuranger vs. Space Squad". 


A nova versão da Benikiba em "Space Squad" (Foto: Reprodução)

17 - Como Jiraiya esteve em "Ninninger", ele acabou ganhando uma adaptação em "Power Rangers Ninja Steel", recebendo o nome de Skyfire. Na trama norte-americana, ele é um xerife espacial e só aparece na versão de armadura.


Jiraiya apareceu em "Ninninger" e, consequentemente, ganhou uma versão em "Power Rangers" (Foto: Reprodução)

18 - A série clássica está disponível de maneira oficial nas plataformas de streaming, como na Prime Video, o serviço da Amazon. Os episódios de Jiraiya também podem ser encontrados no canal do YouTube Tokusatsu TV, da Sato Company, atual distribuidora da série no Brasil.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: