Quinta, 27 de Fevereiro de 2020

O Repórter

Deus faz tudo gratuitamente

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 11 de fevereiro de 2020 às 11:37 (Atualizada em 11 de fevereiro de 2020 às 18:44)

Por Monsenhor Jonas Abib*

Se em algum lugar você tiver que pagar para alcançar uma graça, ou para que alguém preveja o seu futuro, casamento, ou emprego, ou mais ainda, se lhe propuserem a cura de determinada doença em troca de uma soma em dinheiro, desconfie totalmente! Isso não é de Deus e essas pessoas não estão agindo em nome de Jesus! Mas estão agindo de forma completamente errada.

Deus faz todas as coisas gratuitamente, e o mais importante: ninguém de nós pode comprar nada de Deus, nem pelas próprias virtudes. Muita gente reclama que tal doença surgiu, ou que uma morte indesejada atingiu a família, ou talvez reclame de um filho viciado, de um acidente trágico ou algo do gênero. A justificativa para essas queixas costuma ser assim: “Mas eu sou uma pessoa boa e sensata; um pai de família correto; uma mãe de família honesta; como isso tudo pode acontecer?”

Os dons de Deus são completamente gratuitos. Não é a nossa bondade nem são as nossas virtudes que vão comprar as graças de Deus. E tampouco é por falta de virtude que Deus nos manda essa ou aquela situação. Muitas vezes, ao contrário, acontece conosco como aconteceu com muitos homens justos na Bíblia. Muitas vezes, os mais justos, aqueles que teriam mais méritos, são os mais provados. Pensemos: Quem teria mais mérito que Jesus? E nós sabemos tudo aquilo que Jesus suportou na sua paixão, crucificação e morte. Portanto, não é por mérito. Nenhum de nós recebe graças por merecimento.

Nem é por promessas que se garantem graças; as promessas são válidas no sentido de que eu estou fazendo uma oferta para Deus, uma oferta gratuita, de algo precioso para mim ou para minha vida. Mas não significa que eu vá receber a graça de que eu preciso; eu não posso pensar que vou receber essa graça de Deus por causa daquilo que eu ofereci a Ele.

Todos os dons de Deus são inteiramente gratuitos. E ainda: os homens e as mulheres virtuosos são provados. É preciso dizer: também são acometidos de doenças. E não é por nenhum merecimento nosso que vamos conseguir a cura, mas é por uma total entrega da nossa vida a Deus.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

*Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: