Quarta, 08 de Dezembro de 2021

O Repórter

Não desanime, tudo passa!

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 02 de março de 2021 às 10:15 (Atualizada em 02 de março de 2021 às 10:42)

Por Monsenhor Jonas Abib*

Num ensaio teatral de Dostoiévski, escritor que marcou uma época e gerações, reproduzido num de seus textos, uma das personagens se acomodou com a ideia de que o mundo era assim mesmo e que nada seria capaz de melhorá-lo. Ela começou a monologar e, vendo que a rotina das injustiças sociais continuava, resolveu desistir.

A Igreja não servia, pois o clero era pecador. Política não prestava, todos eram corruptos. O homem era muito contraditório. Sabe no que ela começou a crer? No suicídio. E o mais grave: durante o bom tempo de sua interpretação, ator e personagem se confundiam e davam argumentos maravilhosos sobre o que deveria ser a “magnífica experiência da morte, opção dos pobres”.

É o cúmulo da síndrome de quem não acredita em mais nada. Conformou-se com o desânimo. Conformou-se: tomou a forma. Imagine o terrível resultado: alguém que toma a forma do desânimo. E quem sofre da síndrome do “Deus-Quis-Assim” tem a terrível tendência de ver a vida cheia de justificativas negativas. Camufladas em bom senso, as coisas parecem seguir uma rotina que não tem jeito.

Muitas vezes, as pessoas contaminam sua mente e seu coração com as próprias palavras. Dizem para si mesmas palavras de desânimo, medo, aflição, e registram tudo em sua mente - o inconsciente não tem passado, nem futuro; para ele tudo é presente, fica gravado. O tempo é algo criado pela mente humana; na verdade o que existe é um eterno presente, apenas hoje e o agora.

E as pessoas vão se entristecendo, desanimando, vivendo, frequentemente, com cara de “cemitério”. Não estou minimizando seu problema, ao contrário, respeito as dificuldades que você enfrenta. É preciso que tenha esta certeza no coração: Deus não “pula para fora” de sua vida nos momentos difíceis! Ele o carrega nos braços.

Mesmo com sua vida cheia de problemas, sua alegria vem de Deus. Por maiores que sejam, as tribulações e problemas são passageiros. Não pare, não desanime, tudo passa!

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

*Fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: