Quarta, 08 de Dezembro de 2021

O Repórter

Jovens de reunião do clima são fenomenais, diz ministro italiano

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 29 de setembro de 2021 às 08:04 (Atualizada em 29 de setembro de 2021 às 08:06)
Ansa
Cingolani disse estar surpreso com a maturidade dos debates

MILÃO (ANSA) - O ministro da Transição Ecológica da Itália, Roberto Cingolani, elogiou nesta quarta-feira (29) os 400 jovens que participam do Youth4Climate ("Juventude pelo clima"), em Milão, evento preparatório para a COP26, e destacou que eles são "fenomenais".

"Esse jovens são fenomenais, são bravíssimos. Os diálogos são construtivos e maduros, verdadeiramente excepcionais", disse após ter um encontro fora da programação com eles. Durante a conversa, Cingolani pediu que eles sejam "claros e diretos" ao criarem o documento que fechará o evento e que será apresentado na manhã desta quinta-feira (30).

"Não hesitem em dar conselhos e sugestões. O documento de vocês será lido pelos governantes e por políticos que o levarão em conta, e as mensagens devem ser claras e diretas, assim serão lembrados melhor pelas pessoas que o lerem. Estou muito grato pelas contribuições e ideias de vocês", disse o ministro.

Ressaltando que há diferenças de opinião entre os membros, Cingolani pediu que eles façam um "verdadeiro esforço democrático" para levar uma mensagem única no documento. "O ponto de vista de vocês é muito maduro. Eu ainda vou debater muito com você e isso foi inesperado, mas muito bonito", pontuou.

Além de participar do encontro com os jovens por 30 minutos, o anfitrião italiano ainda teve conversas reservadas com grupos menores.

O Y4C preparará um documento que será apresentado e debatido na Pré-COP26, que também será realizada em Milão, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, com representantes políticos de cerca de 100 países.

Ambos os textos serão levados também para a COP26, a 26ª Conferência sobre o Clima das Nações Unidas (ONU), que será realizada entre 31 de outubro e 12 de novembro na cidade de Glasgow, no Reino Unido.

Todos os encontros debatem a situação e a gravidade das mudanças climáticas e as soluções políticas para tentar desacelerar a emissão de gases tóxicos, bem como a destruição de biomas.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: