O Repórter

Justiça determina cassação dos diplomas do prefeito e vice de Iguaba Grande

Vantoil Martins e Alexandre da Farmácia têm direito a recorrer

Por Redação...
03 de agosto de 2021 às 20:22
Atualizada em 03 de agosto de 2021 às 20:52
Compartilhe a notícia:
Divulgação
Vantiol Martins é prefeito de Iguaba Grande
Vantiol Martins é prefeito de Iguaba Grande

IGUABA GRANDE, RJ (OREPORTER.COM) - A Justiça de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, determinou a cassação dos diplomas do prefeito Vantoil Martins (Cidadania) e do vice Alexandre da Farmácia (PL), referente ao mandato suplementar de 2019. A decisão os torna inelegíveis por oito anos.

A determinação é da juíza Maira Veiga, da Comarca de Iguaba Grande, atndendo a pedido de uma ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral. A ação acusa o ex-presidente da Câmara, Balliester Werneck (PP), então ocupante interino do cargo de prefeito, de fazer demissões e contratações em período eleitoral. Outra acusação é de que ele teria ordenado a veiculação de propaganda política para favorecer Vantonil e Alexandre (PL).

De acordo com a acusação, Balliester teria demitido 202 pessoas e contratado 248, movimentação considerada suspeita e com objetivos eleitorais para o MPE. Na época, o parlamentar, foi responsável por convocar as eleições suplementares de 2019.

A decisão é de primeira instância e cabe recurso. A sentença nãopode o afastamento do prefeito e do vice.

Vantoil Martins ressaltou que a decisão refere-se ao mandato suplementar de 2019, ou seja, já sem efeito. Ele afirmou que pretende recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para reformar a decisão.

Últimas de Rio