Terça, 30 de Novembro de 2021

O Repórter

Luta contra fome está acima da lógica do mercado, diz Papa

Francisco criticou transformação de alimentos em mera mercadoria

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação - 15 de outubro de 2021 às 09:20 (Atualizada em 15 de outubro de 2021 às 09:22)
Ansa
Papa Francisco em audiência geral no Vaticano

VATICANO (ANSA) - O papa Francisco alertou nesta sexta-feira (15) que a luta contra a fome precisa estar acima da "lógica fria do mercado".

A declaração está em uma mensagem enviada ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, por ocasião do Dia Internacional da Alimentação, celebrado neste sábado (16).

"A luta contra a fome exige superar a lógica fria do mercado, centrada avidamente no mero benefício econômico e na redução dos alimentos a uma mercadoria a mais, e reforçar a lógica da solidariedade", disse o Papa.

Segundo Francisco, o mundo vive hoje um "autêntico paradoxo": "por um lado, mais de 3 bilhões de pessoas não têm acesso a uma dieta nutritiva, enquanto, por outro lado, quase 2 bilhões padecem de sobrepeso e obesidade devido a uma má alimentação e a um estilo de vida sedentário".

Ainda de acordo com o líder católico, é preciso "reorganizar os sistemas alimentares em seu conjunto" para "não colocar em perigo a saúde de nosso planeta e de nossa população".

"Nossos estilos de vida e práticas de consumo cotidianos influenciam a dinâmica global e do meio ambiente, mas se desejamos uma mudança real, devemos instar produtores e consumidores a tomar decisões éticas e sustentáveis e conscientizar as gerações mais jovens sobre o importante papel que elas desempenham para tornar realidade um mundo sem fome", acrescentou.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: