Terça, 26 de Janeiro de 2021

O Repórter

Morre Dom Eusébio Scheid, arcebispo emérito do Rio de Janeiro

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação... - 13 de janeiro de 2021 às 15:07 (Atualizada em 13 de janeiro de 2021 às 15:21)
Divulgação
Eusébio Scheid foi arcebispo do Rio de Janeiro

RIO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta quarta-feira (13), aos 88 anos, o arcebispo Dom Eusébio Scheid. O falecimento foi confirmado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

"O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, entregou serenamente sua alma a Deus, no inicio da tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, após longo período de enfermidade, em São José dos Campos (SP), onde residia", informou, em nota.

O estado de saúde de Dom Eusébio Scheidt vinha se agravando desde o fim de dezembro do ano passado. Na terça-feira (12), a Arquidiocese do Rio de Janeiro confirmou que ele havia testado positivo para a Covid-19. Além disso, o arcebispo apresentava um quadro de pneumonia.

De 2001 a 2009, Dom Eusébio Scheid foi arcebispo do Rio de Janeiro. Ele foi sucedido por Dom Orani Tempesta após renunciar por motivo de idade. Desde então, era arcebispo emérito do Rio de Janeiro.

Nascido em 8 de dezembro de 1932, em Luzerna, em Santa Catarina, Eusébio Oscar Scheid estudava desde o primário no  Seminário dos Padres do Coração de Jesus em Corupá, no mesmo estado. Começou o seus estudos em filosofia em 1954. Cursou telogia em Roma, na  ontifícia Universidade Gregoriana e na Propaganda Fide. Foi ordenado presbítero em 1960, na capital italiana

Sua ordenação episcopal veio em 1981, em São José dos Campos. Foi bispo da diocese local até 1991, quando transferiu-se para a Arquidiocese de Florianópolis. Passou a ser arcebispo do Rio de Janeiro em 2001, ocupando a vaga deixada por Dom Eugênio Salles.

Tornou-se cardeal em 2003, por meio do Papa João Paulo II. Esteve presente no conclave de 2005, que escolheu o Papa Bento XVI.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: