O Repórter

Morre aos 72 anos o cantor e compositor Moraes Moreira

Por Redação...
13 de abril de 2020 às 11:29
Atualizada em 13 de abril de 2020 às 11:55
Compartilhe a notícia:
Divulgação
Moraes Moreira tinha 72 anos
Moraes Moreira tinha 72 anos

RIO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta segunda-feira (13), aos 72 anos, o cantor e compositor Moraes Moreira. Ele faleceu no Rio de Janeiro.

A causa da morte ainda não foi informada.

Nascido no dia 8 de julho de 1947 com o nome Antônio Carlos Moraes Pires, em Ituaçu, na Bahia, Moraes Moreira tocava violão e guitarra, sendo influenciamento musicalmente por gêneros como o frevo e o rock. Junto com  Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão formou o grupo Novos Baianos, cujo auge foi de 1969 a 1975.

Com os Novos Baianos, gravou o álbum "Acabou Chorare", considerado um dos melhores trabalhos de toda a música brasileira. O álbuns contém sucessos como "Brasil Pandeiro" e "Preta Pretinha".

Além disso, notabilizou-se pelas suas apresentações de carnaval, juntamente com o trio eétrico Dodô e Osmar a partir da década de 1970. Nessa época surgiram músicas como "Pombo Correio" e "Vassourinha Elétrica".

Moraes Moreira acumulou vários sucessos como "Lá vem o Brasil Descendo a ladeira", "Pelas Capitais", e "Eu sou o carnaval".

"Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira" é o nome de um álbum e de uma música lançada em 1979. O cantor fez uma "trilogia" de discos sobre o Brasil, que também teve  "O Brasil Tem Concerto" (1994) e "Meu Nome é Brasil" (2003).

Com os Novos Baianos, gravou o álbum "Infinito Circular", em 1997. Outro reencontro aconteceu em 2017, com "Acabou Chorare - Novos Baianos Se Encontram".

Moraes Moreira deixa um filho, o também músico Davi Moraes.

Últimas de Cultura