Domingo, 27 de Setembro de 2020

O Repórter

Morre no Rio o jornalista esportivo Luiz Fernando, o 'repórter que sabe de tudo'

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Redação.. - 14 de julho de 2020 às 09:05 (Atualizada em 14 de julho de 2020 às 09:27)
Reprodução/Arquivo Pessoal
Luiz Fernando entrevista Pelé, que saía de campo lesionado da Copa de 62, ao lado de Garrincha

RIO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta segunda-feira (13), aos 87 anos, no Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Luiz Fernando Vassallo Guichard. Conhecido como "o repórter que sabe de tudo", ele marcou época no rádio brasileiro como repórter de campo em emissoras como Mayrink Veiga, Continental, Rádio Nacional e Jornal do Brasil.

Luiz Fernando ganhou o slogan pela precisão na informação e por ser muito bem informado dentro do cenário esportivo. Ele participou da cobertura de seis Copas do Mundo, ao lado de nomes como Clóvis Filho, Rui Porto, Jorge Curi, Waldir Amaral, José Carlos Araújo e Washington Rodrigues, atuando diretamente na cobertura da seleção brasileira nos títulos mundiais de 1962 e 1970.

Outro episódio marcante na carreira do jornalista, que também atuou como âncora e comentarista, ocorreu em 1969, no Maracanã, quando testemunhou o milésimo gol de Pelé. Ele é considerado por colegas como o primeiro a ter chegado com o equipamento de rádio até o rei do futebol após o feito.

Em 2011, já aposentado da imprensa esportiva, Luiz Fernando participou ao lado do neto, o também jornalista Ralph Guichard, da série de podcasts para "ORepórter.com", "O Repórter Esportivo", onde comentava as notícias do futebol carioca.

Luiz Fernando também recebeu diversos prêmios e homenagens em vida, como a Bola de Ouro de melhor repórter esportivo do século XX, promovida pelo jornalista José Dias, da antiga Sport Press, e o reconhecimento da Revista do Rádio pelo conjunto da obra.

O jornalista não resistiu a complicações do mal de Alzheimer. Ele deixa esposa, quatro filhos, seis netos e um bisneto.

O sepultamento será nesta terça-feira (14), às 15h45, no Cemitério do Caju.

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: