O Repórter

Morre o jornalista esportivo Juarez Soares

Por Redação...
23 de julho de 2019 às 20:40
Atualizada em 23 de julho de 2019 às 23:40
Compartilhe a notícia:
Divulgação
Juarez Soares morreu aos 78 anos
Juarez Soares morreu aos 78 anos

SÃO PAULO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta terça-feira, aos 78 anos, o jornalista esportivo Juarez Soares. Conhecido como "China", ele teve passagens por várias emissoras de televisão de São Paulo, entre elas a Globo, o SBT e a RedeTV. O profissional lutava contra um câncer.

Juarez Soares nasceu em São José dos Campos. Era formado em pedagogia pela Faculdade Oswaldo Cruz, mas foi no jornalismo esportivo que acaboi ficando conhecido. Sua carreira teve início em 1958, na Rádio Cultura de Lorena. Em 1969, já se encontrava na Rádio Globo de São Paulo.

Na televisão, Juarez Soares foi repórter e comentarista. Na sede paulistana da Rede Globo, participou das coberturas de Jogos Olímpicos e de Copas do Mundo até 1982, ano em que deixou a casa. No rádio, fez trabalhos na Globo e na Excelsior (atual CBN) antes de se transferir para a Rádio Record.

Durante os anos 1990, Juarez Soares trabalhou na Rede Bandeirantes ao lado de Luciano do Valle, seu colega de transmissões nos tempos da Globo. Acumulou as coberturas das Copas do Mundo de 1986, 1990 e 1994 pela emissora. Entre 1994 e 2000 esteve integrado ao SBT. 

Em 2001, passou pela Rede Record, onde foi comentarista dos programas "Debate Bola" e "Terceiro Tempo". Também esteve na Rádio Record, onde permaneceu até 2011.

Nos últimos anos, eseve trabalhando na RedeTV!, onde participava das transmissões da Série B do Campeonato Brasileiro e das competições internacionais exibidas pela emissora. Permaneceu na emissora até abril de 2019. No mesmo ano, chegou a ingressar na equipe de esportes da Rádio Capital de São Paulo.

Juarez também foi político, sendo vereador de São Paulo eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 1988, tendo feito parte da gestão da prefeita Luiza Erundina como Secretário de Esportes. Em 2003, filiou-se ao PDT e chegou a ser candidato a vice-prefeito na chapa de Paulo Pereira da Silva. Na vida pessoal, foi casado com a jornalista Helena de Grammont.

O velório de Juarez Soares será realizado às 8 horas com enterro às 15 horas, no Cemitério da Consolação.

Últimas de Brasil