O Repórter

Morre o locutor de rodeios Asa Branca

Por Redação...
04 de fevereiro de 2020 às 15:30
Atualizada em 12 de maio de 2021 às 14:30
Compartilhe a notícia:
Reprodução
Asa Branca tinha 57 anos
Asa Branca tinha 57 anos

SÃO PAULO (OREPORTER.COM) - Morreu nesta terça-feira (4), aos 57 anos, Waldemar Ruy dos Santos, o Asa Branca. Ele era locutor de rodeios, considerado o maior nome dessa função no Brasil. 

Asa Branca lutava contra um câncer, descoberto em 2017. Desde 2019, ele era considerado como um paciente em estágio terminal. De acordo com a família, no dia 2 deste mês ele foi internado em estado crítico. O Instituto do Câncer informou que o horário do óbito foi às 14h30 desta terça-feira.

Em sua carreira, Asa Branca chegou a ser um peão de montaria. Após se acidentar com um boi, ele partiu para a carreira de locutor. Acabou ficando conhecido a partir da década de 1980 por levar a locução para dentro da arena, se tornando uma estrela dos rodeios do Brasil. Ganhou várias aparições em programas de televisão, sendo requisitado para participações de novelas em que retratavam as cenas do universo dos rodeios.

Passou a enfrentar problemas de saúde a partir de 2013. Ficou quase três meses internado por conta de uma neurocriptococose, doença que atinge o sistema nervoso. Nesse período, passou por seis cirurgias no cérebro. Chegou a retornar aos rodeios em 2014, mas foi diagnosticado com um câncer em 2017, doença esta que evoluiu até o estágio terminal. Asa Branca também era portador do vírus HIV, descoberto em 2007.

O enterro deverá acontecer em Turiuba, no interior de São Paulo.

Últimas de SP