Quinta, 13 de Agosto de 2020

O Repórter

Na 'Ilha da Luta', José Aldo encara Petr Yan na busca pelo título dos galos

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Rafael Max - 11 de julho de 2020 às 13:40 (Atualizada em 11 de julho de 2020 às 22:18)
Divulgação
Petr Yan e José Aldo se enfrentam neste sábado

RIO (OREPORTER.COM) - O Ultimate Fighting Championship estreia a "ilha da Luta" neste sábado (11), com o UFC 251. Três disputas por cinturão encabeçam o evento, com José Aldo a principal atração brasileira. O manauara vai encarar o russo Petr Yan pelo título vago da categoria peso galo.

Instalada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a "Ilha da Luta" foi a solução de Dana White, presidente do UFC, para promover os eventos da organização com as retrições impostas pela pandemia de coronavírus. O local foi escolhido para que a entidade não dependa tanto dos Estados Unidos, por causa de atletas que não conseguiram visto para o país norte-americano ou caso os governantes locais aumentem as restrições em caso de avanço da doença.

Principal nome brasileiro da noite, José Aldo chega à disputa por título com crédito. Ele vem de duas derrotas na organização, inclusive em sua estreia nos galos contra Marlon Moraes. Apesar da derrota, o desempenho contra o compatriota o colocou no radar da disputa pelo título. Ele chegou a ser colocado como desafiante de Henry Cejudo, então campeão da divisão, mas os adiamentos por causa da pandemia impediram o duelo. Além disso, o norte-americano venceu Dominick Cruz, em maio, e anunciou sua aposentadoria do MMA. Dessa forma, o UFC decidiu agendar um duelo pelo cinturão vago dos galos.

No auge, Aldo sustentou uma longa série invicta nos penas. Foram quase dez anos sem perde pelos penas, além de seis anos como campeão da categoria no UFC - isso contando os anos dentro do WEC. Após a derrota contra Conor McGregor, o brasileiro ainda foi campeão interino da categoria em 2017, mas não conseguiu voltar a ser o detentor linear. Desde então, Aldo busca o topo da categoria dos galos. 

Pela frente, José Aldo terá pela frente um russo que não sabe o que é derrota há um tempo. Petr Yan não perdedesde 2016, aucmulando nove vitórias seguidas, incluindo suas seis primeiras lutas dentro do UFC. A vitória mais recente foi em 2019, em um nocaute contra Urijah Faber.

Destaques

O evento também teria a presença de Gilbert Durinho, mas o brasileiro perdeu a oportunidae de tentar o título dos meio-médios contra o campeão Kamaru Usman, da Nigéria. Isso porque o lutador testou posivito para a covid-19, sendo impedido de viajar para os Emirados Árabes. A organização escalou o norte-americano Jorge Masvidal para a luta que vai encabeçar o UFC 251.

No co-main event da noite, o australiano Alexander Volkanovski defenderá o seu título dos penas diante de Max Holloway, ex-campeão da divisão. Será a revanche entre os dois, pois os dois já se enfrentaram em 2019 numa luta emparelhada que teve a vitória de Volkanovski.

Brasileiros

Jéssica Andrade volta a enfrentar Rose Namajunas na categoria dos palhas. As duas já haviam se enfrenhtado, com vitória para a "Bate-Estaca", que tornou-se campeã da divisão. Dessa vez, a luta não valerá o título, pois a brasileira perdeu o cinturão para a chinesa Weili Zhang posteriormente.

O card principal ainda terá o duelo entre a brasileira Amanda Ribas e a americana Paige VanZant. No card preliminar, Elizeu Capoeira, Léo Santos e Raulian Paiva estarão presentes. O UFC 251 ainda terá o nduelo entre as brasileiras Karol Rosa e Vanessa Melo.

Card completo

CARD PRINCIPAL (a partir das 23h)

Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal

Peso-pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway

Peso-galo: Petr Yan x José Aldo

Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Rose Namajunas

Peso-mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant

CARD PRELIMINAR (a partir das 19h)

Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka

Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Muslim Salikhov

Peso-pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry

Peso-leve: Léo Santos x Roman Bogatov

Peso-pesado: Marcin Tybura x Maxim Grishin

Peso-mosca: Raulian Paiva x Zhalgas Zhumagulov

Peso-galo: Karol Rosa x Vanessa Melo

Peso-galo: Martin Day x Davey Grant

  • Compartilhar
  • Compartilhar por e-mail
  • Reportar um erro
Deixe seu comentário
Mensagem: