O Repórter

No retorno de Fred, Walter brilha e Fluminense goleia o Boavista

Camisa 9 tricolor perdeu um pênalti no primeiro tempo e viu o gordinho deitar e rolar na segunda etapa

Por Julio Cesar
15 de fevereiro de 2014 às 21:30
Atualizada em 15 de fevereiro de 2014 às 15:40
Compartilhe a notícia:
Photocamera
Com pouco menos de 20 minutos em campo, Walter fez dois e foi o dono da noite tricolor no Maracanã
Com pouco menos de 20 minutos em campo, Walter fez dois e foi o dono da noite tricolor no Maracanã

RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - O jogo marcava a volta do artilheiro tricolor Fred, mas quem decidiu foram os coadjuvantes da noite. Enquanto o ator principal chegou a desperdiçar um pênalti, Conca, Rafael Sóbis e Walter, duas vezes, garantiram a vitória do Fluminense sobre o Boavista, de virada, por 4x1. Gilcimar abriu o placar para a equipe da região dos lagos. A vitória mantém o Fluminense na liderança do Campeonato Carioca, com 19 pontos. O Boavista é o 7º com 12.

Empolgado com a volta de Fred e com a liderança do Campeonato Carioca, o Fluminense começou o jogo em cima do Boavista, buscando criar chances para abrir o placar logo no início. No entanto, os erros no passe e o bom posicionamento da defesa da equipe visitante dificultavam bastante essa missão. A primeira chance tricolor só aconteceu aos 10, quando Bruno cruzou para Conca na área, o argentino se atrapalhou no domínio, mas ainda conseguiu ajeitar para o chute de Sóbis, carimbando a zaga. 

O lance acuou o Boavista, que passou a se ver pressionado pelo Fluminense em busca do primeiro gol. A maneira encontrada para as tentativas foi o cruzamento pra área, mas Gustavo, zagueiro emprestado pelo Flamengo, levava vantagem em todas as disputas pelo alto. Aos 20, quem quase sai na frente é o Boavista. André Luís foi derrubado na intermediária. Falta, que Daniel cobrou, Cavalieri saiu mal do gol e levou sorte, já que a bola foi pela linha de fundo. 

O alvo dos tricolores na armação das jogadas de ataque era Fred, mas quem encontrava os espaços era o meia Conca. Aos 23, Carlinhos cruzou buscando Fred, a bola passou pelo atacante, mas Conca, de carrinho, conseguiu completar, mandando com perigo por cima do gol de Getúlio Vargas. Aos 25, um vacilo tricolor rendeu o primeiro gol do Boavista. Jean errou na saída de bola, ofereceu um veloz contra-ataque, que André Luís aproveitou para cruzar da direita, na medida para a cabeçada de Gilcimar, Boavista 1x0.

A resposta tricolor quase veio em um gol de Fred. Aos 26, Jean fez belo lançamento para o camisa 9, mas a finalização de pé esquerdo saiu à esquerda do gol de Getúlio. Fred teria outra chance, ainda melhor, de voltar a marcar após um jejum de mais de 180 dias. Bruno Costa o derrubou na área aos 38. Na cobrança, Fred tentou tirar do goleiro e acertou o pé da trave direita, desperdiçando a chance do empate. Felipão não deve ter gostado nada. 

Já que um ídolo não conseguia balançar a rede do Boavista, outro resolveu. Aos 43, Rafael Sóbis avançou pela direita e cruzou, Fred não alcançou, mas Conca, de cabeça, deixou tudo igual no Maracanã antes do intervalo, 1x1.

Logo no início do segundo tempo, Fred mostrou que não queria deixar o campo sem marcar neste sábado. Antes do primeiro minuto, o atacante recebeu na entrada da área, girou para se livrar da marcação e chutou pro gol, mas Getúlio Vargas, bem posicionado, defendeu sem problemas. O Boavista também não esperou muito para assustar Cavalieri. Aos 2, Cascata arriscou de fora da área, mas o chute saiu por cima do gol tricolor. 

Sem querer, o zagueiro Elivélton quase marca o gol da virada tricolor aos 8, após tentar um cruzamento e ver Getúlio Vargas sair mal do gol e a bola tocar na trave. Na sequência do lance, outro cruzamento na área e Fred, livre, mandou sobre o travessão. Se o jejum era grande, o apetite também. Aos 9, Conca deu lindo passe para Fred, que soltou a bomba, mas a bola insistiu em passar por cima do gol. 

E novamente quando Fred parecia estar mais perto de marcar, outro jogador do Fluminense deixou o seu. Aos 18, Rafael Sóbis recebeu assistência de Carlinhos e, da entrada da área, bateu com precisão, sem chances para Getúlio Vargas, virando para o Fluminense, 2x1.

Aos 30, Rafael Sóbis, autor do gol que decretou a virada, saiu para a entrada do candidato a xodó tricolor Walter. Aos 32, o Boavista viveu seu melhor momento na segunda etapa. Primeiro com Daniel, cobrando uma falta no ângulo e obrigando Cavalieri a voar para fazer uma grande defesa. Na cobrança do escanteio, Romarinho cruzou e Gilcimar emendou com força pro gol, carimbando a trave tricolor. 

Mas, o Fluminense 2014 tem Walter. A exemplo do que fez no Fla-Flu, o gordinho atacante marcou minutos após entrar em campo. Aos 36, Conca tentou acionar Fred, Gustavo cortou errado e a bola sobrou para Carlinhos, que cara a cara com Getúlio Vargas, errou o chute. A bola, então, procurou a cabeça de Walter, que só empurrou para a rede, Fluminense 3x1. Aos 39, Renato Gaúcho sacou Fred para a entrada de Chiquinho e Conca deu lugar a Wagner. Para não deixar dúvidas de que a noite não era de Fred, seu substituto quase marca o quarto aos 42, mas o chute de Chiquinho, cruzado, foi pra fora.

Se artilheiro tem que ter apetite e não pode atravessar jejum, o Fluminense tem um que entende muito do assunto. Walter, aos 45, fez mais um, seu segundo no jogo, decretando o placar final no Maracanã, Flu 4x1.

 

FLUMINENSE 4X1 BOAVISTA

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Jean e Conca (Wagner); Rafael Sóbis (Walter) e Fred (Chiquinho)T:Renato Gaúcho

Boavista: Getúlio Vargas; Thiaguinho, Gustavo, Bruno Costa e Romarinho; Romulo, Pedroso, Daniel (William) e Cascata (Romário); André Luis e Gilcimar T: Américo Faria

Cartões amarelos: Bruno Costa, Diguinho, Thiaguinho, André Luís, Rômulo

Gols: Gilcimar (25'1ºT), Conca (43'1ºT); Rafael Sóbis (18'2ºT), Walter (36'2ºT), Walter (45'2ºT)

Últimas de Futebol